Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Revolução mobile nas empresas

Revolução mobile nas empresas

12/01/2016 Euder Ribeiro

O crescente uso de dispositivos móveis representa uma mudança irreversível no comportamento dos usuários.

Os desenvolvedores deverão quebrar paradigmas dos modelos de sistemas voltados ao uso de computadores pessoais e empreender em novas tecnologias e visões.

Atualmente alcançamos um número de dispositivos móveis superior à população mundial. Segundo estudos da GSMA Intelligence, este número superou a marca de 7,19 bilhões – o que demonstra uma adoção tecnológica efetiva e inexorável.

Com o uso de sistemas móveis, os usuários adquiriram uma disponibilidade de acesso a aplicativos e sistemas que fazem parte do cotidiano de lazer, convívio social e trabalho.

De acordo com o portal Statista (statisca.com), o número de aplicativos disponíveis até julho de 2015 na Apple Store era de 1,5 milhões.

Temos uma geração de usuários com novos referenciais de experiência e uso de informação. O mercado de software inicialmente priorizou a oferta de aplicativos pessoais.

Enquanto isso, as organizações e empresas reagiram de forma mais lenta a essa revolução, até que a pressão por mobilidade deu início a uma grande reforma dos sistemas de uso profissional.

O desafio para os desenvolvedores é migrar seus sistemas antigos para o novo ambiente móvel, preservando as funcionalidades e implementando novas técnicas e experiências de uso que satisfaçam ao seu público.

Novas requisitos são observados, tais como ambientes de uso, responsividade, integração etc. Ferramentas tem surgido para minimizar o trabalho e curva de aprendizagem dos desenvolvedores.

Um bom exemplo, é a plataforma da FileMaker Inc., uma subsidiária da Apple, que possui um notável conjunto de ferramentas para desenvolvimento rápido e distribuição de sistemas integrados.

A FileMaker completou trinta anos de existência em 2015 e, seguindo os passos de sua empresa mãe, expandiu as funcionalidades da sua plataforma com tecnologias prontas para o mundo móvel, como os produtos FileMaker Go e FileMaker WebDirect.

O primeiro é um aplicativo nativo do iOS que permite funcionalidade plena das soluções desenvolvidas em FileMaker e agrega uma bela interface nos moldes da Apple.

O segundo é uma tecnologia implementada no FileMaker Server que permite a utilização dos sistemas via web em qualquer dispositivo móvel. A plataforma se integra facilmente com diversos bancos de dados, como Oracle e MySql.

O foco agora é atender de forma satisfatória e eficiente as organizações e pessoas, tirando proveito máximo das vantagens da mobilidade de forma profissional e com boa relação custo-benefício.

* Euder Ribeiro é consultor organizacional e de sistemas, proprietário da ByEuder.com e membro FileMaker Business Alliance (FBA).



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena