Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Manter o foco

Manter o foco

21/01/2016 Flávio Melo Ribeiro

O artigo “O Sonho e O Planejamento”, mostra as principais diferenças entre quem faz e quem constrói.

Uma das diferenças é manter o foco para construir. Mas como fazer isso? Visto que o comum é perder o foco diante das situações urgentes que surgem no dia-a-dia durante o ano, existem alguns cuidados que ajudam, e muito, a realizar o que foi planejado.

A primeira ação necessária é definir um objetivo que seja significativo, algo em que realmente a pessoa quer estar no futuro. Portanto, separe o que é desejo seu dos de quem está contigo.

Você não conseguirá manter o foco diante das dificuldades se o projeto é do outro. Esse objetivo precisa ser definido no cérebro, mas sentido no coração. A pessoa precisa sentir-se envolvida em seu projeto.

O segundo ponto é acreditar no seu próprio projeto. Para isso, ele precisa estar baseado em dados reais e possíveis de ser realizado. Não pode ser tão fácil que não motive, nem tão difícil que desmorone o otimismo.

Precisa apresentar um grau de dificuldade que seja um desafio motivador. O terceiro cuidado é ter disposição para resolver os problemas que surgirem no decorrer da construção em vez de desistir.

Apresentar a postura de resolução de problemas é fundamental, pois diminui o sofrimento de enfrentar as dificuldades. Um dos pontos mais importantes e um dos primeiros a naufragar para manter o foco: assumir responsabilidade pelos seus erros.

Na realização de um projeto é comum haver ações equivocadas que precisam rapidamente ser corrigidas, preferencialmente sem lamentações e sem colocar a culpa em ninguém. Profissionalmente, vejo meus pacientes relatando os infortúnios e ao mesmo tempo colocando a culpa em alguém ou em algum fato.

Isso, além de não ajudar a resolver o problema, faz a pessoa desistir de seus projetos. Assumir responsabilidade em um projeto é aprendizado do que não se deve fazer e exercício mental de busca de nova alternativa. Isso faz o cérebro trabalhar!

Por último, pagar o preço de realizar-se ao concluir o projeto. É gratificante concluir algo que se almejou com o coração, mas com certeza exigiu sacrifício, esforço e, muitas vezes, recursos financeiros. Mas quando cito pagar o preço pelo sucesso me refiro a lidar principalmente com os invejosos que não aceitam tuas vitórias. É comum as pessoas dizerem que você conhece os amigos nas dificuldades.

Pois eu digo que você realmente conhece os verdadeiros amigos no sucesso, quando você percebe que a sinceridade da parte deles. Semana que vem será postado um artigo sobre inveja.

* Flávio Melo Ribeiro é psicólogo.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto