Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O outro nunca sozinho

O outro nunca sozinho

26/05/2016 Flávio Melo Ribeiro

Hoje pela manhã li a seguinte frase “muitos aprendem a beijar a pele, mas poucos são os que sabem beijar a alma”.

Não é por acaso o quanto escuto que as pessoas estão cada vez menos se comprometendo nos relacionamentos, reclamam da solidão, mas não se preocupam em construir, querem o outro da forma como idealizam.

O simples contato de sonhos individuais, por mais atração e satisfação física que exista, não produz um casal. É necessário enxergar com os olhos do outro, entender suas necessidades, seus desejos, para com sinceridade compartilhar e satisfazer.

Um estudo feito pelo Psicólogo John T. Cacioppo da Universidade de Chicago, aponta que um em cada três pessoas sente-se na solidão, também cita “uma pessoa que se sente sozinha geralmente está mais angustiada, deprimida e hostil, e tem menos probabilidades de realizar atividades físicas. Como as pessoas solitárias tendem a ter mais relações negativas com os outros, o sentimento pode ser contagioso.”

Não é de estranhar que o solitário coloque a perder pela ansiedade e por estar acostumado a decidir levando em consideração apenas o seu ponto de vista.

Portanto, relaxe, procure com calma conhecer a outra pessoa. A solidão induz a produção sonhos individuais, quando relacionamento são sonhos em comum.

Mesmo que o relacionamento seja breve, não fique triste, nem lamente. Procure aprender com os acertos e erros cometidos e o mais importante mude para melhor.

É saudável manter os sonhos e a buscar da realização, mas se dê conta que não está sozinho. Toda relação é comporta de no mínimo três elementos: você o outro e o contexto em que estão inseridos e esse último interfere muito.

Quanto mais adulto se é, maior é o contexto, por mais que se goste do outro e do seu modo de ser, quando começa a namorar você percebe que o outro não está sozinho, tem pai, mãe, irmãos, filhos, amigos, trabalho, bens, etc e tudo de alguma forma contribuiu para sua personalidade e além disso “tem vida própria”, opiniões, gostos, necessidades e cobram também a presença.

Se não souber administrar o entorno, mais cedo ou mais tarde vai se deparar com conflito e é bem provável que ficará novamente sozinho. E não adianta reclamar, a vida em sociedade é assim mesmo.

Se você tem dificuldade em lidar com a complexidade que é uma pessoa no mundo, aprenda. Procure observar, leia, escute, pense, assista filmes, faça o que for necessário. Invista em si, invista no outro. O próximo artigo será sobre esse aprendizado.

* Flávio Melo Ribeiro é Psicólogo.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto