Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Se eu fosse você!

Se eu fosse você!

25/05/2016 Hilton Euzébio

É chegada a hora de provocarmos vômito...

Lembro-me de quando minha avó dizia: "A comida não lhe caiu bem meu filho, faça vômito agora". Aí, relutante, tomava a dura iniciativa.... pronto, em vinte minutos eu estava bom como um côco.

Agora, meus compatriotas, acho que todos já viram que ainda estamos sofrendo do mesmo mau de antes. Eu digo todos mesmo, seja você “mortadela ou coxinhas”, e acho que temos que apelar para o radical, algo que verdadeiramente comece a expulsar o mau de nossas entranhas, algo que não dependa de remédios externos ou iniciativas de alguns medicamentos como PF, MPF, AGU, TCU, STF, INTERPOL ou sabe-se lá o quê mais.

Devemos começar a preparar nossas mentes e corpos, é hora da ação, aquela que só nos podemos fazer, intransferível, mais que própria. Teremos alguns meses para prepararmos até a alma, mais temos que fazê-lo.

Proponho, como minha avó, enfiarmos o dedo na garganta, digo nas urnas eletrônicas de outubro/2016, e fazermos algo que talvez deixe nossas vísceras "doídas", ardentes e até tenhamos um pouco de arrependimento depois, mas temos que tentar.

Devemos tentar mostrar a todos esses MAUS ELEMENTOS - que mudam de nomes e partidos, mas sempre são os mesmos, que mantêm-se vivos lá dentro de nosso país, governando nossos ministérios, órgãos, estatais, secretarias, congresso e poderes - nossa força, decisão, coragem e determinação. Temos que ser radicais.

Vamos todos, sem exceção, todos mesmo, aproveitarmos a próxima eleição e fazermos o primeiro ato, a primeira iniciativa para provar que não queremos mais passar mal. Simplesmente trocar todos os políticos, um novo pacto nacional, a completa substituição, elegendo somente pessoas que nunca foram nada antes, "virgens" de tudo.

Vamos eleger somente candidatos a vereadores e prefeitos que nunca foram políticos. Em 2018, façamos o mesmo, presidente, governadores e deputados, elegendo somente quem nunca foi eleito antes. Assim devemos ir repetindo até a eleição em que tenhamos nos livrado de todos.

Pronto, como dizia minha avô, podemos até passar mal novamente, mas não será pelo mesmo "nó nas tripa".

Hilton Euzébio / Belo Horizonte - MG



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto