Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Controle de estoques: cuidados redobrados em tempos de crise

Controle de estoques: cuidados redobrados em tempos de crise

19/06/2016 Marcelo Lombardo

Gerenciar um estoque é um processo muito mais complexo do que pode parecer.

Em momentos de dificuldade econômica, como o que estamos vivendo atualmente, manter um controle preciso sobre a gestão de uma empresa é determinante para o sucesso e até para a sobrevivência de muitas companhias.

Além de reduzir desperdícios e fazer cortes onde for possível, é preciso manter um olhar especial para o estoque, que dependendo do ramo de atuação da empresa, é um departamento extremamente estratégico.

Gerenciar um estoque é um processo muito mais complexo do que pode parecer. O controle dos produtos deve ser feito cuidadosa e diariamente a fim de prevenir perdas.

Saber o que você tem, quando esse produto chegou, qual a sua previsão de saída, se ele é perecível, se possui algum dano, qual seu tempo de validade, tudo isso é importante e deve ser analisado todos os dias, com muita atenção.

É claro que a solução não é olhar produto por produto, diariamente. É preciso informatizar esse processo. Com um bom software ERP, como Omie, por exemplo, é possível ter um controle rigoroso sobre o estoque instantaneamente.

Além de um relatório diário, a ferramenta disponibiliza ainda um balanço mensal, uma espécie de inventário. Esse tipo de informação impacta diretamente a gestão do negócio.

Se houver uma grande quantidade de determinada mercadoria que está visivelmente “encalhada”, por exemplo, o gestor pode organizar uma promoção. Com preços atrativos, a possibilidade de “desovar” o que está empacado é grande.

O mesmo pode acontecer com produtos que estão com validade próxima do vencimento. É uma maneira de evitar que seu dinheiro vá simplesmente para o lixo. A falta de informação pode trazer ainda outro problema não menos grave, como a falta de um produto com alto giro. Imagine dizer “não” a uma grande quantidade de clientes em busca de determinada mercadoria simplesmente porque você não gerenciou bem o seu estoque?

Esse controle impacta diretamente o departamento de compras, que pode tomar decisões equivocadas se não tiver um processo bem gerenciado. Outro ponto fundamental no gerenciamento de estoque é o espaço. Além de empacar dinheiro, a estocagem de mercadorias demanda certo espaço.

Nesse sentido, ter um estoque inteligente, onde as mercadorias são repostas com precisão reduz consideravelmente o espaço destinado a essa finalidade. Isso sem contar na redução da mão de obra, que onde não há controle, precisa fazer tudo de modo quase que intuitivo, demandando muito mais pessoas.

Por todas essas razões, usar um software de gerenciamento de estoque faz com que controles manuais sejam substituídos por controles informatizados, o que reduz o risco de erros e retrabalhos, além de permitir que os gestores tomem decisões com base em relatórios de dados precisos.

A gestão informatizada favorece a tomada de decisão, agiliza processos e contribui de maneira considerável para o aumento da produtividade e lucratividade. Em tempos de crise, simplesmente não dá para ignorar.

* Marcelo Lombardo é idealizador do produto Omie e CEO da Omiexperience.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena