Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Realização pessoal, como alcançar

Realização pessoal, como alcançar

17/08/2016 Flávio Melo Ribeiro

Uma maneira simples de você identificar qual seu Projeto de Ser é pensar em como gostaria de ser visto pelos outros.

Realização pessoal, como alcançar

Caro leitor no artigo Beleza e o relacionamento amoroso citei que: “A psicologia identificou que toda pessoa, desde pequena, forma um Projeto de Ser Determinada Pessoa no Mundo e busca durante sua vida realiza-lo. Quando identifica que a pessoa que está se relacionando amorosamente é importante para realização do seu projeto, tende a sentir-se mais próximo e a manter laços.”

Mas você pode se perguntar como identificar qual meu Projeto de Ser? E por isso é importante? O filósofo Sênica, nascido em 4 A.C. falou que “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”, quer dizer que se não sei qual meu Projeto de Ser, como vou avaliar se o que faço está a favor ou contra mim.

Visto que o sentimento de realização que a pessoa sente está diretamente ligada ao fato de alcançarmos sucesso em pequenos projetos que fazem parte de um projeto maior de vida. Saber qual é meu Projeto de Ser é possibilitar organizarmos planejamento de ações possíveis e necessárias para nos realizarmos como seres humanos.

Isto implica saber o que queremos, o que gostamos, quais nossos valores, quais nossos ideias, etc. Isto parece óbvio, mas junto aos clientes de psicoterapia é bastante comum, quando questionados, não saberem o que exatamente querem da sua vida.

É mais comum do que se imagina. Caro leitor, procure fazer um teste com você: qual é seu Projeto de Ser? E você vai ver que não é tão fácil, mas uma vez fazendo, você vai conseguir questionar com clareza suas atividades, seus relacionamentos, seu trabalho e seus lazeres.

Conseguirá ver quais atividades estão na direção de você se realizar e quais estão lhe frustrando. Perceberá que algumas atividades, caso alcance sucesso, na realidade lhe frustrará, pois está contra seu Projeto de Ser. Identificará porque sente-se incomodado em realizar determinadas atividades, visto que é provável que estejam em dissonância com o que acredita, com o que acha certo.

Uma maneira simples de você identificar qual seu Projeto de Ser é pensar em como gostaria de ser visto pelos outros. Procure organizar numa tabela como gostaria de ser reconhecido pelos seus pais, seus amigos mais próximo, pelo seu cônjuge, seus colegas de estudo e trabalho, etc.

Depois identifique como você sonha com sua vida, como ela deveria ser agora e daqui a alguns anos. Isto implica identificar onde gostaria de morar, com quem gostaria de estar se relacionando e o modo como deveria ser, o que pretende fazer de lazer, quais coisas ou atividades lhe proporciona uma sensação de realização.

Por fim, procure identificar suas principais características: o que caracteriza você, principalmente no seu comportamento. Pergunte as pessoas mais próximas como elas o veem. Quais características são mais evidentes. Procure ser sincero, de nada adianta se enganar.

Procure levar em consideração as críticas que os outros fazem de você, veja se eles tem razãos. Diante dessas informações avalie como está sua vida. Você está satisfeito com você? Com seu estilo de vida? Com sua condição? Caso negativo, procure mudar levando em consideração seu Projeto de Ser. Se tiver dificuldade de fazer sozinho procure ajuda de um profissional.

* Flávio Melo Ribeiro é Psicólogo.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto