Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Planejar a vida e carreira traz sucesso e felicidade de fato!

Planejar a vida e carreira traz sucesso e felicidade de fato!

17/08/2016 Alexander Baer

A falta deste rumo traz consequências desastrosas.

No mundo globalizado que nos encontramos hoje em dia, as pessoas estão o tempo todo correndo para tudo quanto é lugar e canto de forma desenfreada acreditando que se assim não fizerem, não vão chegar a lugar nenhum e nem serão ninguém.

Sim, elas não vão chegar mesmo a lugar nenhum, mas não porque estão correndo de forma desenfreada, o que consome, inclusive, muita energia e recursos, mas sim porque correm sem ter um rumo certo para aonde querem chegar.

Sem um grande objetivo ou meta em mente que aí sim as faz correr. Na idade da pedra os humanos também corriam, mas lá eles sabiam que se não corressem seriam devorados pelos selvagens animais.

A falta deste rumo traz consequências desastrosas para qualquer ser humano e para qualquer profissional. Vou citar aqui algumas consequências:

Perda de tempo e energia;

Gasto de dinheiro desnecessário;

Empregos frustrantes;

Alianças e parcerias desgastantes;

Stresse;

Doenças do corpo e da mente pelas diversas insatisfações pessoais e profissionais;

Desmotivações;

Falta de foco na vida e na carreira;

Problemas financeiros e econômicos;

Discórdias afetivas.

E assim por diante, ou seja, a lista pode ser muito grande e trazer problemas muito graves às pessoas/profissionais. Quem não tem um rumo parece aquele jargão popular “barata tonta” que não vai a lugar nenhum e fica correndo de forma enlouquecida.

Todo início de ano acaba sendo uma motivação para metas ao ano vindouro, porém fica só no discurso, todo domingo de noite acaba também sendo um motivador, ou desmotivador, para aqueles que não sabem para aonde irem.

Pois bem, sucesso e felicidade, duas palavras que todo mundo busca, mas se buscar de forma aleatória também não vai levar a lugar nenhum, muito menos ao sucesso e felicidade. Ter um rumo de vida e na carreira é ter um grande sonho que será buscado e realizado dentro de um espaço de tempo.

É sim um grande fator motivador, as empresas e empresários investem milhares de reais em palestras, cursos, workshops e o que for para dar a referida “motivação” aos seus funcionários. Jogando muito dinheiro fora. Pois a motivação é um fator que vem de dentro para fora e se houver fatores externos que possam ajudar, acaba sendo um verdadeiro ganha-ganha para todas as pessoas, profissionais e empresas.

Quer maior motivador do que ter um rumo na vida e na carreira, ou seja, um ou vários grandes sonhos/objetivos que só pela busca e na visualização do atingimento já traz a tal MOTIVAÇÃO, afinal, de acordo com a psicologia, a motivação é igual a “motivos que levam à ação”.

As empresas precisam rever então no que estão investindo e devem investir levando ferramentas que façam seus colaboradores terem rumo de vida e na carreira, assim terão colaboradores de fato automotivados com foco e altamente produtivos.

Só que aí as empresas também vão ter que cuidar (reter de fato) destes profissionais, pois senão eles vão buscar o que querem. Muitas vezes vejo que a própria palavra “planejar” assusta as pessoas e os profissionais, muitos dizem para mim que isto é apenas para empresas de sucesso.

Eu afirmo que sim é para empresas de sucesso, mas também para pessoas e profissionais que querem ter sucesso na vida e profissão. Planejar é ter muito claro o rumo que se quer atingir dentro de um espaço de tempo, com este direcionamento e foco sabemos claramente analisar tudo o que precisamos para chegar neste grande sonho e objetivo.

Este rumo é o destino final para você chegar, imagine um avião ou um navio sem rumo específico seria um caos. Planejar é direcionar os seus esforços e recursos disponíveis a serem adquiridos para chegar neste destino, rumo, sonho!

Mas faço uma observação que junto com o rumo tem que vir a estratégia de atitude que é a TBC – Tirar a bunda da cadeira. Só planejar sem agir também não leva a lugar nenhum. “Intenção sem ação não leva a lugar nenhum.” — autor desconhecido.

Benefícios que você ganha planejando sua vida e carreira:

Foco;

Clareza;

Aproveita as oportunidades que vem;

Sabe se defender das ameaças;

Se prepara e potencializa seus talentos e suas forças;

Corrige suas fraquezas ou limitações, pois sabe que se não o fizer não vai chegar lá;

Economiza dinheiro;

Saúde física, mental e emocional muito bem-cuidada;

Aumento de produtividade;

Faz muito mais com muito menos;

Ganha muito mais qualidade de vida;

Então quer ter sucesso e ser feliz? Tenha um rumo certo e vá atrás dele ou deles.

* Alexander Baer é empresário (Presidente da Alexander Baer & Associados desde 2001).



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena