Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A PEC da responsabilidade fiscal

A PEC da responsabilidade fiscal

16/10/2016 Bady Curi Neto

O prazo estabelecido na PEC, 20 anos, demonstra o caráter apartidário da emenda pretendida.

Depois de praticamente “quebrar” o Brasil com aumento de despesas do Estado às escondidas, maquiando as contas públicas, o que levou uma crise sem precedentes, e o afastamento de Dilma, o PT declarou textualmente, nas palavras da ex-presidente que “...haverá contra eles (governo Temer) a mais firme, incansável e energética oposição...”

Mesmo após levar uma surra de votos nas eleições municipais, parece crer que a “ficha não caiu”, continuando a fazer oposição cega, do quanto pior melhor. O governo Federal apresentou a PEC 241/2016 que, em última análise, limita os gastos dos poderes públicos, nos próximos 20 anos, limitando o crescimento das despesas à inflação do ano anterior.

Deputados oposicionistas cumpriram suas promessas. Primeiro, ajuizaram Mandado de Segurança no STF no intuito de sustar a tramitação da PEC, foi rechaçado o pedido de liminar pelo Ministro Roberto Barroso, depois, na casa legislativa, tentaram de toda sorte barrar sua votação, não lograram êxito.

A PEC, drástica mais necessária, foi aprovada na votação do 1ª turno da câmara dos deputados. O Ministro Roberto Barroso, em sua decisão disse, a respeito da matéria, textualmente: “ A responsabilidade fiscal é fundamento das economias saudáveis, e não tem ideologia. Desrespeitá-la significa predeterminar o futuro com déficits, inflação, juros altos, desemprego e todas as consequências negativas que dessas disfunções advêm. A democracia, a separação de Poderes e a proteção dos direitos fundamentais decorrem de escolhas orçamentárias transparentes e adequadamente justificadas, e não da realização de gastos superiores às possibilidades do Erário, que comprometem o futuro e cujos ônus recaem sobre as novas gerações. ”

Reconheço que esta PEC é como um remédio amargo e surtirá efeitos colaterais, mas a falta de limite de despesas do Estado é que levou o país para a UTI, como dito pelo citado Ministro o debate sobre o tamanho do Estado e os limites dos gastos públicos devem ser revistos e é inadiável.

Não se podem inchar gastos públicos sem que haja receita suficiente para cobri-los. Inexiste fórmulas mágicas, ou diminui as despesas ou cresce-se a receita, que em se tratando de Estado traduz em agravamento de impostos, o que é insuportável para qualquer atividade econômica.

A carga tributária do Brasil, uma das mais altas do mundo, não permite majoração, sob pena de intensificar o fechamento das empresas, levando, via de consequência, desemprego, diminuição da arrecadação e etc. Apenas para exemplificar, segundo levantamento realizado pela Boa Vista SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, de janeiro a julho do corrente ano, houve um aumento da ordem de 26,8% de empresas que pediram falência em relação ao mesmo período do ano passado.

O longínquo prazo estabelecido na PEC, 20 anos, tão criticado pela oposição, para o aumento do teto das despesas públicas, demonstra o caráter apartidário da emenda pretendida, impondo um regime de ajuste fiscal a todos os próximos governos e legislaturas. Além do mais, não há impedimento, se necessário, que a nova emenda constitucional seja votada futuramente. A PEC deveria ser denominada, em vez de ajuste fiscal, a da RESPONSABILIDADE fiscal.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto