Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Administrador: 51 anos da profissão

Administrador: 51 anos da profissão

18/10/2016 José Alfredo Machado de Assis

A profissão de Administrador no Brasil completou 51 anos no último dia 9 de setembro.

Ao todo, o País tem hoje cerca de 1,5 milhão de bacharéis em Administração. Quatro décadas após a aprovação da Lei 4.769/65, que regulamentou a profissão, a graduação na área já ocupa o primeiro lugar no ranking dos cursos mais procurados do país.

Oferecido em mais de 1.700 estabelecimentos de ensino e com mais de 600 mil estudantes matriculados, a Administração atrai hoje, mais estudantes do que em qualquer outra área. São mais de 70.000 formandos em Administração por ano.

Não é por acaso que quase 70% dos cargos de gerência em empresas brasileiras são ocupados por Administradores. A profissão tem se desenvolvido a cada ano, ampliando a capacidade de gestão das organizações com a inclusão das novas ferramentas trazidas pela globalização, numa busca constante por conhecimento, estratégias criativas e otimização de resultados.

Tanto a demanda do mercado de trabalho pelos profissionais da área, como o aumento da procura pela graduação, refletem o reconhecimento conquistado pela profissão no Brasil. O Administrador profissional é preparado para identificar e solucionar problemas, em todas as fases de decisão de uma organização, como planejamento, organização, direção e controle.

Ele ainda é capaz de prever, evitar e solucionar questões que, sem estes cuidados, podem tornar-se fatais não apenas para a sobrevivência de empresas da iniciativa privada, mas também do serviço público, gerando sérios transtornos para a população.

Cabe ao Conselho Regional de Administração (CRA-SP) a fiscalização do exercício da profissão no Estado de São Paulo, através de um trabalho sério e competente da sua Sede e das suas Seccionais e de esclarecer à Sociedade sobre o papel do Administrador no desenvolvimento de organizações mais sustentáveis, contribuindo para o crescimento econômico e social do País.

O objetivo da CHAPA 1 MUDE, é de restabelecer uma fiscalização eficaz junto às Empresas para que com isso possamos defender o mercado de trabalho tão almejado pelos Administradores. Hoje, temos no Brasil mais de 5 Milhões de Empresas constituídas e aproximadamente 230.000 Organizações do Terceiro Setor – ONGs.

* José Alfredo Machado De Assis é graduado em administração de empresas pela “UNIFIEO”, com especialização em “Business Administration” pela Richardson Electronics (ill-USA), consultor de empresas e candidato a conselheiro nas eleições de 18 de outubro no CRA-SP pela chapa 1 Mude.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena