Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Segurança: não basta ter câmeras

Segurança: não basta ter câmeras

18/10/2016 Cristiano Felicíssimo

É comum ler a frase “Sorria, você está sendo filmado” em ambientes com grande fluxo de pessoas.

Isso acontece porque, aparentemente, contar com câmeras é suficiente para garantir a segurança de um local. Contudo, na prática, não é bem assim que funciona.

Ouso ainda afirmar que, na maioria dos casos, estes equipamentos não garantem a proteção. Quantas vezes, ao assistir aos telejornais, nos deparamos com a declaração de que os suspeitos de um crime não puderam ser identificados pelascâmeras de segurança?

E normalmente isso acontece porque a qualidade das imagens era ruim e não permitiu o reconhecimento, ou porque no momento do ocorrido o aparelho estava focado em outra direção e não foram captadas as corretas. Tudo isso realmente acontece – e com uma frequência assustadora.

Mas o problema são as câmeras? Certamente não. Mas, como o próprio título deste artigo afirma, não basta ter câmeras. As empresas necessitam de projetos inteligentes. Obviamente, um circuito interno de TV precisa de equipamentos de qualidade e que façam boas imagens.

Mas, além disso, se o ambiente monitorado tiver um grande fluxo de pessoas - como aeroportos, feiras e exposições, por exemplo -, a solução precisa ajudar a localizar determinadas características, como todos os que passaram pelo local e que estavam com uma camisa azul.

Os bons projetos de segurança funcionam como os “olhos humanos”. As câmeras devem captar tudo em detalhes. E isso sem precisar que os operadores recuperem e assistam todas as imagens. Afinal, é uma ação mecânica, em que há uma grande probabilidade de falha humana.

Com uma programação eficiente, o próprio software monitora e dá os alertas. Desta forma, além de contar com um sistema de defesa eficaz, ainda há a otimização da mão de obra. E existem outros detalhes que podem ser monitorados por meio da ferramenta, como a quantidade de pessoas que entram e saem de determinado ambiente – o que é interessante para grandes eventos, como shows.

Contudo, nem só de câmeras é composto um projeto inteligente de segurança. Dependendo do tamanho do local e do fluxo de pessoas, vale dispor de uma ferramenta para detecção e alarme de incêndios, programado para acionar os bombeiros e abrir as portas automaticamente, permitindo assim a saída com mais rapidez.

O fato é que a tecnologia está à disposição de todos e possibilita às mais diversas combinações para que o sistema de segurança seja efetivo – para organizações de todos os portes. Contudo, na maioria dos casos, a preocupação com este quesito acontece apenas quando há algum incidente, que pode resultar em um processo indenizatório e, na pior das hipóteses, a perda da vida.

Ao avaliar o custo benefício percebe-se rapidamente que velhos ditados populares não mentem: é sempre melhor prevenir do que remediar. Vale ressaltar que os projetos podem variar conforme o investimento disponível.

Porém, deve-se levar em consideração os resultados que se quer atingir e ajustar o projeto. Reduzir qualidade para garantir quantidade é um dos maiores erros neste setor.

* Cristiano Felicissimo é diretor da Seal Telecom - integradora de soluções customizáveis, que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e viáveis economicamente.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto