Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Faltam menos de 50 dias úteis para acabar 2016

Faltam menos de 50 dias úteis para acabar 2016

21/10/2016 Jaques Grinberg

Ano atípico, cheio de emoções para quem trabalha com vendas.

Crise, eleições, alguns feriados, desemprego e desmotivação. Independente do motivo, muitas empresas e vendedores estão ganhando dinheiro.

Também, conhecemos muitos, preocupados com as metas para alcançar os resultados esperados. É importante lembrar que faltam menos de 50 dias úteis, menos de dois meses.

Para quem ainda não cumpriu as metas, a crise e o estresse acabou de chegar. É muito comum uma equipe de vendas ou um grupo de vendedores perceberem no meio ou final do mês que estão longe de cumprir as metas.

Dois são os principais problemas que impedem o sucesso: metas impossíveis de serem alcançadas e falta de foco, persistência e trabalho dos vendedores. No primeiro caso, a equipe de vendas deve conversar com o gestor e negociar uma nova meta, sempre com tranquilidade e números.

Já no segundo caso, guarde este artigo e siga os passos abaixo. O estresse no final do mês prejudica o sucesso dos vendedores, pense nisso! As metas em vendas podem ser comparadas com as notas de um aluno. No caso do aluno as notas, geralmente, são trimestrais.

Os alunos “espertos” aproveitam os três primeiros semestres para fecharem a média anual. Os vendedores de sucesso, também. Mas, ainda dá tempo. Seguem 10 dicas poderosas para superar as suas metas ainda este ano.

1 - Motivação intrínseca! Esteja preparado para ser vitorioso e alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais. Acredite no seu potencial e arrisque mais! Tenha colegas de sucesso ao seu lado e aprenda com eles.

2 - Lembre-se que as metas são importantes para uma equipe de vendas. É o combustível e a motivação para alcançar os resultados da empresa. Superar a meta é o melhor investimento na carreira de um vendedor, é o reconhecimento de um ótimo trabalho. Tenha as metas como aliada, seja diferente para fazer a diferença!

3 - Tenha um controle dos seus resultados (dashboard). Dashboard é a apresentaçãoo visual dos resultados, importante para acompanhar dia a dia. Considerado um termômetro. Quando os resultados estiver baixo, você está com febre e precisa tomar alguma atitude.

4 - Calcule os dias úteis de trabalho até o final do ano, retire 20% e divida pelas vendas que faltam. Exemplo: faltam 50 dias úteis (50 – 20% = 40). Falta vender R$ 200 mil, então: (200/40 = 5). A sua nova meta é vender R$ 5 mil por dia útil de trabalho. Lembre que você tem 20% de segurança ou para superar a meta desejada.

5 - A meta diária acima deve ser cumprida no máximo dentro da semana, não deixe pendencias para a semana seguinte. E seja prevenido, tente “bater” a meta da semana até quinta-feira no máximo e fique tranquilo na sexta e sábado. Aliás, antecipe as vendas da próxima semana.

6 - A sua meta é a meta dos clientes. Pare de pensar na sua meta pessoal e da empresa e foco na meta do seu cliente, em solucionar o problema dele. Com foco no cliente, a sua meta será consequência.

7 - Falta clientes? Vá busca-los! Peça indicações, reative o contato com clientes antigos, pesquise amigos com potencial para serem seus clientes e use as redes sociais. Tem vergonha, vá com vergonha!

8 - Atendimento Gourmet para surpreender os clientes. As empresa estão preocupadas em “gourmetizar” os produtos e serviços e esquecem do atendimento. Tenha um atendimento diferenciado, requintado e acima da média. Os clientes querem e esperam um atendimento gourmet.

9 - Muitos profissionais precisam de um mentor, um profissional preparado para direcionar para o melhor caminho e o mais rápido. Busque qualificação, participe de cursos, palestras e leia livros de vendas, negociação e atendimento. Qual foi a última vez, por exemplo, que você pesquisou no Google como oferecer um atendimento gourmet?

10 - Os vendedores de sucesso mantem foco nos seus objetivos, são persistentes e não desistem com facilidade e trabalham (sabem administrar o tempo). Tenha um planejamento diário, esqueça problemas pessoais e as redes sociais. Foco, persistência e muito trabalho!

Ainda dá tempo que mostrar o seu potencial ainda este ano. A crise pode existir, mas a sua crise é você quem escolhe se existe ou não. Tenha o controle remoto das suas ações e escolha para onde quer ir. Não espere que os outros façam por você, vai lá e faça acontecer!

* Jaques Grinberg é empresário e Coach de Vendas.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena