Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Investir para poupar: a importância de planejar o custo

Investir para poupar: a importância de planejar o custo

31/10/2016 Carlos Valle

Hoje, existem no mercado soluções tecnológicas de otimização do processo logístico.

Compor os custos logísticos de uma operação de forma que ele seja o menor possível é um dos pontos cruciais para o sucesso financeiro de um negócio, seja uma indústria ou o próprio operador logístico.

A questão é que, na rotina de uma empresa, nem sempre há tempo ou mão de obra disponíveis para calcular todas as variáveis que compõe essa despesa, como depreciação da frota, salários, manutenção, combustíveis, pneus, lubrificantes, dentre outros.

A equação fica ainda mais complicada se considerarmos que outros fatores muito importantes podem reduzir o preço a ser pago na ponta. Entram aqui, por exemplo, a localização do centro de distribuição de onde sairá a mercadoria (cada estado tem uma obrigação fiscal a ser cumprida); a composição da carga de um mesmo veículo (que impacta diretamente no valor do seguro da mesma); e a rota a ser percorrida (de forma a economizar em tempo, combustível, pedágios e etc).

Hoje, existem no mercado soluções tecnológicas de otimização do processo logístico que, integradas ao software de gestão, conseguem ler os pedidos faturados por uma empresa e já sugerir como a mercadoria deve ser distribuída.

São ferramentas que leem as cargas que precisam ser entregues e fazem sugestões de rota, de tipo de veículo a ser utilizado, em que ordem carregá-lo e ainda indica peso, cubagem e valor da carga final. A sofisticação das análises indicam até se é mais rentável usar veículo próprio ou contratar um fornecedor, dependendo do negócio que está sendo atendido, do tipo e quantidade de carga.

Isso é possível por meio de simulações matemáticas de cenários e variáveis que a tecnologia faz, considerando sempre o menor custo na ponta. Vou dar um exemplo: sem uma solução como essa, o operador pode fazer o transporte de uma carga de R$ 2 milhões em um único veículo – e pagar o preço do seguro pelo alto valor transportado.

Com o uso de ferramentas, esse mesmo operador pode enxergar que, no caso dessa carga, vale mais a pena carregar dois veículos – ele paga duas vezes o custo de frota, mas elimina a necessidade de escolta e reduz sensivelmente o gasto com seguro.

Esse tipo de tecnologia está à disposição de toda a cadeia logística, incluindo indústria e transportador de varejo. Além do trabalho prévio à entrega, é possível, ainda, fazer o rastreamento e monitorar toda a mercadoria até o ponto de entrega.

Outros ganhos observados são a otimização da disponibilidade de docas, já que o carregamento é facilitado, e a gestão de malhas viárias. Em um momento econômico como o que vivemos, investir em uma ferramenta que economiza, comprovadamente, de 5% a 15% do custo logístico é uma boa opção.

Especialmente se considerarmos que o ganho é recorrente. Em empresas em que a conta de frete é expressiva, reduzi-la equaliza o orçamento e traz eficiência.

*Carlos Valle é diretor do segmento de Logística da TOTVS.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto