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ReThink: a arte de repensar o papel das empresas

ReThink: a arte de repensar o papel das empresas

28/11/2016 Marina Rejman

Repensar é a palavra de ordem para o momento.

Estive focada na “VI Conferência ReThink Business”, com curadoria da Marina Miranda, uma das maiores especialista em crowdsourcing no Brasil, na Unibes Cultural. Dois dias em que profissionais de diversas empresas pararam para repensar o futuro de seus negócios.

Diversas foram as questões instigantes que os palestrantes nos mostraram. Holocracia, por exemplo, que é um novo modelo de gestão nas empresas que demole a pirâmide hierárquica. Como estão indo as empresas que já adoratam esta nova forma? Outras formas de organização que eliminam o antiquado papel do “chefe” estão surgindo.

Finalmente, o entendimento da responsabilidade de cada um, sem um patriarcado, sem um poder de força controlador. São ainda poucos os cases no Brasil, mas já estamos podendo observar que além de uma outra forma de governança corporativa, com empoderamento de todos na organização, muito ainda se tem para desenvolver, para “tirar” do brasileiro a enraigada cultura de só realizar entregas mediante cobrança.

Vimos também como a ferramenta de Design Thinking já está evoluindo para Design Sprint. O bom é vermos que a empatia, o colocar-se no lugar do outro, seja ele seu consumidor ou colaborador, é a forma inevitável de ter sucesso consistente no que se faz.

Nomes diferentes foram utilizados em diversas abordagens, mas sempre com o foco humano, em resolver verdadeiramente os problemas das pessoas. As empresas que entenderem esta essência são as corporações do futuro. É fato que as coisas estão mudando numa velocidade antes inimaginável.

Os avanços tecnológicos têm feito muitas empresas simplesmente deixarem de existir ao mesmo tempo que possibilitam o nascimento de muitas outras em novos modelos de negócios. Muito ainda virá com Big Data e inteligência artificial, redesenhando totalmente as profissões do futuro.

É a vez do intraempreendedorismo, onde os funcionários assumem características de empreendedores, auxiliando nos processos de inovação e decisão como se fossem os donos do negócio. O antigo conceito de “vestir a camisa” de forma totalmente renovada e mandatória como força motriz do sucesso.

Entendimento do consumidor, geração de ideias com formatos inovadores como Hackatons vão se tornar assunto recorrente. Em suma, o ReThink Business proporcionou a todos os participantes a oportunidade de compreender melhor todas as mudanças e transformações que estamos vivendo para que estejamos alinhados para a construção do amanhã. Repensar é a palavra de ordem para o momento. Foi só um começo. Vem muito por aí em 2017!

* Marina Rejman é CEO da Sala de Cultura, espaço dedicado à educação executiva.



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