Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Papai Noel vermelho é Marketing

Papai Noel vermelho é Marketing

12/12/2016 Jaques Grinberg

Para o comércio, o Natal é uma das datas mais esperadas em um período propício.

Final de ano! Época para vender o que não vendeu durante o ano. Para alguns, a salvação do negócio e para outros apenas uma oportunidade, para vender mais, usando a imagem do bom velhinho de roupas vermelhas.  

Nos grandes centros comerciais, o personagem sentado em um trono dourado tira fotos com crianças e adultos. Tudo é marketing! Os brilhos e a imagem do Papai Noel com trajes vermelhos enfeitam o comércio e impulsionam as vendas.

Vitrines com novos produtos, vendedores com camisetas vermelhas, lojas decoradas, embrulhos de presentes personalizados, tudo para agradar os clientes – e agrada. Mas quem vestiu o Papai Noel com trajes vermelhos? O bom velhinho foi inspirado em São Nicolau, arcebispo da cidade de Mira – atual Turquia – no século IV.

Diz a lenda, que São Nicolau ajudava quem estivesse em dificuldades financeiras. Foi transformado em Santo após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. Papai Noel por muito tempo foi representado com trajes de inverno na cor verde.

Mas no século XX nos Estados Unidos e Canadá, a Coca-Cola lançou um comercial do bom velhinho com trajes vermelhos, gordinho, alegre e com barba toda branca. O marketing amadureceu os trajes – de verde para vermelho – e nunca mais voltou ao que era.

O marketing quando bem planejado transforma ideias e conceitos em realidade. A sociedade bloqueia a criatividade que impede empresários de aceitarem novas ideias, novos conceitos. Quem hoje teria coragem de lançar um comercial do Papai Noel com trajes azul?

Aproveite! Inove! Faça diferente para fazer a diferença! Não acredite no que a sociedade diga que é certo, acredite no que você acha que é certo.

* Jaques Grinberg Costa é empresário, coach, escritor e palestrante.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena