Portal O Debate
Grupo WhatsApp

É preciso malhar o corpo e também a mente

É preciso malhar o corpo e também a mente

01/01/2017 João Alexandre Borba

Especialista esclarece sobre a importância do acompanhamento psicológico de atletas e esportistas.

É preciso malhar o corpo e também a mente

O acompanhamento psicológico é fundamental para todos, principalmente para pessoas cujas rotinas demandam muita pressão e mudanças repentinas, como acontece com os atletas.

Porém, pesquisas indicam que no mundo dos esportes há uma grande relutância quando o assunto é recorrer a um psicólogo e o tratamento é visto de forma preconceituosa, remetendo, erroneamente, à ideia de admissão de fraqueza.

Já no meio artístico, por exemplo, podemos observar a valorização do investimento em terapias e acompanhamentos para enfrentar as pressões rotineiras da carreira. Segundo o psicólogo João Alexandre Borba, a presença de um psicólogo como membro da equipe esportiva é fundamental para o enriquecimento de todo o time.

“É preciso afastar a ideia de que recorrer a uma terapia significa fraqueza, pois é exatamente o contrário. Mais do que no corpo a força está na mente. A pessoa que tem o acompanhamento psicológico fica mais fortalecida, tanto em sua vida pessoal, quanto em sua carreira”, diz.

E ressalta: “É totalmente equivocada a ideia de que o sucesso na carreira de um atleta depende unicamente de suas habilidades físicas. Muitos esportistas se preocupam em exercitar o corpo, mas ignoram a importância de exercitar e fortalecer sua mente”, esclarece.

De acordo com o especialista, um atleta está exposto a pressões e diversas situações em que sua psique pode ser afetada. “É importante ressaltar que muitos desses profissionais vieram de classes sociais mais baixas, recebendo salários menores e acostumados com um estilo de vida mais simples.

Quando, de repente, passam a receber um salário muito maior e a conviver em um ambiente propício a maiores gastos financeiros, muitos deles, sem o acompanhamento de um psicólogo, ficam cada vez mais perdidos. É frequente perderem seu controle financeiro e se atolarem em dívidas cada vez maiores”, afirma Borba.

Segundo João Alexandre Borba, outro fator que influencia psicologicamente o atleta diz respeito ao distanciamento familiar. “Alguns esportistas passam a viver longe de sua cidade natal, muitas vezes até mesmo em outros países. Isso faz com que a pessoa sofra com o distanciamento de seus familiares e pessoas importantes de seu convívio. Sem ter o auxílio profissional, esse afastamento repentino pode afetar diretamente a mente do atleta”, diz o especialista.

O psicólogo ressalta também a importância do acompanhamento para lidar com os momentos mais difíceis da carreira. “Na vida de um esportista não há apenas vitórias. As derrotas acontecem e o atleta tem que estar preparado para lidar com elas da melhor forma possível. O mais importante é que o mesmo possa desenvolver a resiliência, superando o momento da derrota e retomando sua carreira. Muitos casos em que o esportista não tem acompanhamento, quando sofre muitas derrotas, não consegue superá-las. O resultado é que, a médio ou longo prazo, o atleta acaba não conseguindo retomar seu rendimento e desorganizando sua autoestima ”, conclui.

* João Alexandre Borba é Co-CEO do Instituto Internacional Japonês de Coaching e Psicólogo.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto