Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tecnologia a favor da Aprendizagem

Tecnologia a favor da Aprendizagem

16/03/2017 Karen Andrade

Como podemos usar as TDICs a favor do ensino-aprendizagem?

Se fizermos uma reflexão sobre o desenvolvimento das tecnologias nos últimos anos, podemos elaborar uma lista interminável de invenções e inovações fantásticas. Se formos além e refletirmos como cada vez mais essas tecnologias estão inseridas em nosso dia a dia, teremos uma lista imensa de possibilidades.

Mas como podemos, de fato, usar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) a favor do ensino-aprendizagem? Segundo a UNESCO, “alunos e professores devem usar a tecnologia de forma efetiva, pois em um ambiente educacional qualificado, a tecnologia pode permitir que os alunos se tornem usuários qualificados das tecnologias da informação; pessoas que buscam, analisam e avaliam a informação; solucionadores de problemas e tomadores de decisões; usuários criativos e efetivos de ferramentas de produtividade; comunicadores, colaboradores, editores e produtores; cidadãos informados, responsáveis e que oferecem contribuições".

Desta forma, devemos ter uma postura crítica em relação ao emprego de recursos digitais às atividades propostas aos alunos, pois eles precisam estar inseridos no contexto de organização da turma. O uso das TDICs para fomentar a aprendizagem deve ser selecionado e planejado de forma que a atividade seja coerente com o aluno/turma, a fim de não se perder os fins pedagógicos e o foco principal, bem como o conteúdo que deseja ser trabalhado, seja tecnológico ou curricular, e as habilidades a serem desenvolvidas.

Uma dica é organizar o “ambiente pessoal de aprendizagem” (PLE - Personal Learning Environments) onde cada aluno lista os recursos que utiliza para as ações de comunicar, pesquisar, publicar, organizar e criar. Após esse levantamento, é possível planejar como será a dinâmica de ensino-aprendizagem, com foco nos recursos, interação e colaboração para as atividades.

Essa organização também pode ser feita por você, educador! A Planneta oferece o programa de Tecnologias Educacionais e Formação de Educadores voltado ao uso da tecnologia além da sala de aula, assim como apresenta uma proposta focada na utilização de recursos digitais integrados a conteúdos pedagógicos, promovendo a valorização das múltiplas fontes de informação; o incentivo à aprendizagem baseada em projetos; o engajamento e a participação efetiva dos alunos; e a motivação para uma aprendizagem colaborativa.

* Karen Andrade é Consultora em Tecnologia Educacional da Planneta, empresa do grupo Vitae Brasil.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena