Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Compromisso com a Verdade

Compromisso com a Verdade

15/03/2017 Bady Curi Neto

"...que tudo seja apurado com rigor necessário.

No dia 12 do corrente mês, publicou-se no Jornal O Debate, no caderno de opiniões, um artigo de minha autoria, intitulado “Daniela Mercury e a ressaca do ultraje do carnaval”.

No referido artigo, opinava da festividade do carnaval, comparando com a maior festa democrática do país, onde todos, independente de credo, raça ou condição social se unem para brincar, sambar, em fim ser ver livre dos estresses do dia a dia, das notícias ruins que assolam o país como a corrupção, violência e etc.

Fiz elogios aos obreiros, que ao contrário da maioria da população, que não puderam gozar do feriado para manter a vida da cidade, sendo exemplificados, bombeiros, profissionais da saúde, transporte público, limpeza urbana, entre outros, com destaque aos policiais que, em dobrado serviço, permitem a segurança das pessoas, artistas e de toda a população, principalmente em uma festividade tão longa e com grande consumo de bebidas alcoólicas.

Ao final, com bases em notícias midiáticas e de várias reportagens, retratei a minha indignação quanto ao “episódio televisionado e viralizado nas redes sociais, em que Daniela Mercury, do alto de seu trio elétrico, ao passar pelo camarote da Polícia Militar, no circuito de Campo Grande/Salvador, decidiu parar de cantar e dirigiu gestos obscenos às autoridades ali presentes, em uma atitude gratuita, de total desrespeito e desacato, passível de sanções cíveis e criminais. O proceder de Daniela Mercury transformou seu carnaval em ressaca do ultraje”. Terminando, deste modo, o artigo de minha autoria.

Publicado o referido artigo, me foi retransmitido um e-mail da redação do Jornal o Debate, contando os seguintes dizeres;

“... Acredito que antes de escrever o texto o autor não tenha apurado que a Secretaria da Segurança Pública da Bahia enviou uma nota de esclarecimento sobre o caso…”


“Segue a nota da Secretaria:

SSP determina apuração de ataques a Daniela Mercury nas redes sociais

Maurício Barbosa reiterou o excelente relacionamento que existe entre as forças de segurança e a artista.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, determinou que se investigue com rigor os ataques sofridos por Daniela Mercury e familiares através das redes sociais, decorrentes do desfile da artista no circuito Osmar (Centro), na terça-feira de Carnaval. O Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos ficará a frente do caso.

"Daniela é uma artista que representa a Bahia no mundo todo e nos orgulha. É inadmissível o que vem acontecendo com ela e seus parentes. Durante o Carnaval, sempre que ela passava pelos nossos postos, ressaltava a importância do trabalho da polícia", declarou Barbosa. Acrescentou que a Polícia Militar está solidária à cantora e que na próxima semana, após viagem de trabalho, encontrará com ela e Malu Mercury.

O comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, e o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, também participarão do encontro. ”

O presente e-mail com escarnecimentos foi enviado por Artur Queiroz, que em conversa telefônica informou ser assessor de imprensa da artista.

Escrevo o presente pelo meu compromisso com a verdade, se as informações anteriormente circuladas não revelavam a realidade dos acontecimentos que motivaram anterior artigo, os esclarecimentos postos dão outra conotação ao caso, que tudo seja apurado com rigor necessário.

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG)



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena