Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E agora? O que faço?

E agora? O que faço?

30/03/2017 Reinado A. Moura

Estatística é uma mera ferramenta que auxilia outros indicadores e opiniões de especialistas.

Meus dados estatísticos e uma simples análise de projeções para 2,5 ou 10 anos apontavam um crescimento além de nossa capacidade. Fiz estudos, projetos e contratos para atender às demandas futuras.

Fui prejudicado já em 2015 com as baixas no mercado, em 2016 mais ociosidade. E agora em 2017? Tenho tudo documentado, se não fizesse análises em 2013 e 2014 seria taxado de incompetente, pois tudo estava crescendo e a passos largos (2 dígitos em alguns casos).

Não sabia que era alavancagem. E qualquer contra explicação julgavam-me pessimista. Nas rodas com amigos, seja nos almoços, happy hours, todos estavam felizes e até mesmo otimistas. A crise é política! E só “ela” sair e tudo melhorará.

Ledo engano! Estávamos projetando crescimento em cima de uma perspectiva irrealista. O novo consumidor das classes D e E sem emprego fixo não garantiram o crescimento futuro. Análise de projeção é uma mera estatística, que apenas indica um número.

Estimativas dos especialistas foram descartadas, como fizeram com lançamentos imobiliários, criando uma falsa demanda. Ações de marketing destruíram muitos sonhos de ganhos fáceis – pura especulação.

Quem aposta nem sempre ganha, ou melhor, tem 2/3 de chances de errar logo de partida. Então generalizou-se com a palavra crise! Que crise? Se todos estavam numa banca de apostas!

Em paralelo, houve os escândalos denunciados pela Lava-Jato etc, que só serviram de bode expiatório. Mudou o governo e dai? A globalização está ameaçada pelos nacionalistas de qualquer país. O buraco é bem maior e está lá embaixo, bem mais profundo. Não adianta chorar pelo leite derramado. Agora é tarde.

Estimativas sem uma base fundamental, orgânica é pura especulação. Alguns ganham e a maioria perde. Jornais noticiam tudo, seja uma ou outra expansão, ou crises generalizadas.

E agora o que fazer? Reveja todas suas projeções. Pise em terra firme. Estoure as bolhas que você ajudou a inflar. Caia na real! Nada acontece ao acaso. Mais cedo ou mais tarde veremos que muitos artifícios foram ilusões eleitoreiras.

Estatística é uma mera ferramenta que auxilia outros indicadores e opiniões de especialistas. Inclusive dos otimistas que só querem ouvir boas notícias! A vida é assim, não caia na tentação de belas palavras em frases de efeito.

* Reinado A. Moura é engenheiro e mestre em Ciências e Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e fundador do Grupo IMAM entidade dedicada ao treinamento de curta duração.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena