Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tempos pioneiros

Tempos pioneiros

28/04/2017 Francisco Habermann

“O tempo não passa, nós é que vivemos cada tempo... e passamos” ( dos sábios antigos ).

Nas primeiras fases da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu ( FCMBB ), a construção e a busca dos recursos humanos, os professores e funcionários, eram necessidades imediatas.

E isso se fazia com poucos. Os pioneiros professores da instituição de ensino superior que aqui labutavam foram buscar outros que pudessem aumentar os resultados que já despontavam em Botucatu, desde 1963.

Tudo foi organizado para que os que aqui chegavam naquelas primeiras turmas de alunos pudessem ter cursos diferentes dos moldes universitários de então. A começar pela denominação da nova instituição de ensino superior – Ciências Médicas.

Ilustres professores, moldados na experiência profissional comprovada, foram muito corajosos em aderir ao projeto inovador da antiga FCMBB, com o inicio do curso de Medicina, Biologia e Medicina Veterinária.

Todos os alunos daqueles três cursos inaugurais fariam, em conjunto, o mesmo aprendizado básico em ciências biológicas. Foi assim que nos sentamos todos juntos nos bancos improvisados, muitas vezes rústicos – desde 26 de abril de 1963 com a aula inaugural - mas abrigados num prédio que já estava construído e tinha formato de hospital, cuja primeira enfermaria foi inaugurada só em 1967.

Hoje, 54 anos após, a evolução progressiva de todos os cursos superiores aqui instalados – incluído o curso de Agronomia em 1965 - transformaram a pequena Botucatu de então em cidade universitária, agora qualificada como uma das melhores para se viver e educar filhos.

Além de se identificar como diferenciada e atrativa para diferentes projetos de desenvolvimento humano no mundo moderno. Aos pioneiros de todos os tempos - professores, alunos e funcionários - agora reunidos em nossa UNESP, dirigimos nossas homenagens nesta data.

Igualmente, como ex-alunos da FCMBB e discípulos integrantes que continuamos a ser da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP, comemoramos, todos, em júbilo. A gloriosa instituição universitária cumpre suas funções na sociedade. Parabéns.

* Francisco Habermann é docente e ex-aluno da 1ª. turma da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena