Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tudo reflete no todo

Tudo reflete no todo

13/09/2017 Talia Jaoui

Em que país você vive? Brasil. E não adianta nem tentar fugir.

Também não adianta você reclamar, nem se esconder. O Brasil não tem leis. Bandido é protegido no Brasil. Brasil está violento. Brasil tem estupros. Brasil mata adolescentes. Brasil tem políticos desonestos. As ruas estão sujas. Não matem a Amazônia. As coisas não andam neste país. Só pode ser aqui no Brasil, mesmo.

Já ouviram ou leram pelo menos UMA destas frases. Isso se não falaram algumas delas! Deixa eu te contar: Brasil é você e você é Brasil. Como assim, você está louca? Vou te mostrar: Como você interfere nas leis? Você já criou ou participou de algum tipo de campanha a favor da mudança de leis? Qual é a sua contribuição para a diminuição da violência no país? Você se lembra em quem votou?

E qual era a plataforma deste candidato? Você manda e-mail, cobra seu candidato? O que você já fez a favor da Amazônia ou das árvores do seu bairro? De quantos abaixo assinados, que demoram 30 segundos para assinar, você já participou? Fácil julgar e apontar o dedo.

Difícil e desconfortável é FAZER algo para mudar o que deve ser mudado. Não se consegue, obviamente, mudar tudo sozinho. Entretanto, fazer sua parte é fundamental. Essencial parar para refletir para onde você está caminhando. Ajude o próximo, os próximos.

Faça com que eles reflitam também sobre os caminhos que estamos tomando política, econômica e socialmente. Desemprego, violência e corrupção são as palavras que dominam nossas manchetes. Precisamos mudar isso, agora. O processo pode ser lento, mas o começo precisa ser rápido. Ação.

É por isso que sempre acabo tocando no mesmo assunto. Se questionar e agir. Essa é a raiz do Coaching. Essa é a Revolução do Coaching.

* Tália Jaoui é Master Coach Trainer da Prime Talent Brasil. 



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto