Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Inteligência espiritual

Inteligência espiritual

24/09/2017 Salvatore D' Onofrio

A meu ver, não existe nada de natureza divina no ser humano.

Parece-me que há alguns estudiosos de psicologia que costumam misturar ciência com religião, duas atividades mentais bem distintas, com metodologias irreconciliáveis, pois a primeira está baseada no raciocínio lógico e na experimentação e a segunda na crença nas palavras de presumidos profetas ou na fantasia, o templo comum da religião e da arte.

Fiquei intrigado com a leitura do artigo "A inteligência que vem da alma" (Revista Bem Estar, Diário da Região, 17/-9-17), em que a jornalista Gisele Bortoleto relata a descoberta por neuropsicólogos norte-americanos daquilo que está sendo chamado de "Ponto de Deus" no cérebro humano.

Se entendi corretamente, teriam encontrado conexões neurais específicas de um tipo de inteligência que eles denominam de "espiritual", porque viria da alma humana por um contato com o divino que estaria dentro de nós, independentemente de qualquer profissão de fé ou até de ateísmo.

A meu ver, não existe nada de natureza divina no ser humano, pois a inteligência é apenas um produto do cérebro, órgão do corpo humano que nos faz pensar e sentir, assim como o coração impulsiona nosso sangue.

Evidentemente, o cérebro, como qualquer outro órgão, pode ser analisado cientificamente, encontrando-se diferentes fases ou tipos de atividade mental, na dependência de fatores genéticos e educacionais.

Poderíamos chamar de "espiritual" a inteligência de gênios e benfeitores da humanidade (grandes filósofos, cientistas, artistas) e dos mortais comuns que praticam o autoconhecimento, têm uma visão integrada da realidade e se preocupam com o bem estar da coletividade, convencidos de que ninguém pode progredir e ser feliz sozinho.

* Salvatore D´Onofrio é Dr. pela USP e Professor Titular pela UNESP.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena