Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Barracas de feira, dentro dos aparelhos

Barracas de feira, dentro dos aparelhos

31/01/2018 Marco Zolet

O comércio online de frutas, legumes e verduras, e como humanizar ainda mais esse processo.

Segundo índice calculado pela APAS/FIPE (Associação Paulista de Supermercados/Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) os preços dos itens hortifrutigranjeiros caíram 3,96% em 2017. Isso é ótimo, para todos.

Se com as compras online já não temos gasto com gasolina, estacionamento, entre outros fatores, com essa queda de preço a opção de fazer as compras de hortifrúti via plataformas virtuais se torna ainda mais vantajosa. Os produtos que estão englobados nas categorias frutas, legumes e verduras são chamados no meio empresarial de FLV.

Em junho do ano passado, a Amazon anunciou a compra da rede WholeFoods por cerca de 13,7 bilhões de dólares. Isso mostra que a maior empresa de comércio online do mundo é detentora de uma fonte de alimentos frescos também. Estamos ansiosos para as inovações que eles trarão neste setor.

Do nosso lado, um dos grandes diferenciais que temos enquanto empresa de supermercado online, é a entrega rápida desses alimentos frescos na casa dos clientes. Não podemos alterar os preços, pois seguimos o que está nas gôndolas dos nossos supermercados parceiros, mas podemos facilitar o processo.

Nosso modelo de crowdsourcing, por exemplo, permite uma avaliação mais humana dos itens que são colocados no carrinho físico. Ao invés de uma separação mais automatizada, buscamos que o atendimento seja focado no profissional que faz a compra, o shopper, do momento do recebimento do pedido até a entrega na casa do cliente.

Toda a nossa logística é voltada para que os itens cheguem na casa do consumidor do jeito que ele pediu, seja no estado de maturação, cor, ou qualquer outro aspecto que ele possa nos detalhar. Com isso, temos um nível de entrega que corresponda ao máximo às expectativas de nossos consumidores.

Para que isso seja possível, nossa operação inclui a opção de o cliente detalhar como ele prefere os alimentos frescos. Nossos shoppers, por sua vez, seguem munidos de informação. Em 2015, Takeshi Matsusako, associado da Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo), divulgou que o consumo de FLV havia aumentado em 40% naquele ano.

Acredito que com o crescimento de práticas de vida mais saudáveis e a busca por uma dieta o mais livre de industrializados possível, a procura por esses alimentos vá aumentar ainda mais. Estamos preparados para seguir essa tendência, entregar produtos FLV na casa dos consumidores que buscam produtos frescos, eficiência e comodidade.

* Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online referência no setor que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade, rapidez e com melhor custo benefício.



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena