Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Brandless, um novo conceito

Brandless, um novo conceito

26/03/2018 Valdomiro Soares

O sucesso dos produtos se dá justamente na afirmação de que não é uma marca tradicional.

Algumas inovações que surgem no mercado não necessariamente têm a ver com tecnologia ou melhorias, muitas delas são apenas novos conceitos que envolvem as próprias mercadorias.

O caso de um supermercado virtual americano tem chamado atenção por sua inovação. O negócio se chama Brandless, que em português significa “sem marca”. Em uma época onde a marca é imprescindível para o desenvolvimento de uma empresa, este comércio eletrônico tem inovado e lucrado muito com o diferente.

No site é possível comprar de tudo, desde alimentos a produtos de higiene e beleza, porém, nenhum dos itens à venda possui qualquer logo no rótulo, tornando-o mais barato. Em tempos de crise essa ação seria uma inovação e tanto no Brasil, mesmo o nosso país não investindo em novidades.

Contudo, a própria marca Brandless é uma patente registrada. O sucesso dos produtos se dá justamente na afirmação de que não é uma marca tradicional. Mas não é uma plataforma única, no Japão, uma empresa chamada Muji tem uma linha de vendas parecida com a Brandless.

O que nos faz pensar, como as empresas lucram tanto com essas mercadorias? O produto oferecido não se modifica, não é inovador, não é diferente, porém passa a apresentar uma falsa ideia de que não possui marca alguma, mesmo possuindo.

Isto é interessante, uma estratégia de marketing ousada, que apresenta o tradicional, mas ao mesmo tempo oferece um contraponto. Mas nós, consumidores, não nos enganemos, até mesmo por trás de uma marca “sem marca” existe uma empresa lucrando.

O Brasil, segundo pesquisas midiáticas, é um dos cinco países mais consumistas do mundo. Será que a nossa economia deixaria uma inovação tão barata e usual competir no nosso mercado?

* Valdomiro Soares é Presidente do Grupo Marpa - Marcas, Patentes & Gestão Tributária.

Fonte: Camejo Comunicação



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena