Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Hábitos saudáveis podem prevenir ataques cardíacos

Hábitos saudáveis podem prevenir ataques cardíacos

19/03/2018 Lucas Penchel

Como precaver diariamente doenças cardiovasculares?

Hábitos saudáveis podem prevenir ataques cardíacos

Em 2016, 17 milhões de pessoas foram vítimas de problemas coronarianos, como ataques cardíacos e derrames, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Na última terça-feira, dia 13, Bebeto de Freitas, diretor de administração e controle do Atlético Mineiro, passou mal e sofreu uma parada cardíaca.

O gestor do Galo faleceu, mesmo após receber atendimento da equipe médica do time. A morte repentina de Bebeto trouxe à tona uma discussão antiga: “como precaver diariamente doenças cardiovasculares?”.

Especialistas afirmam que a maioria das ocorrências decorrentes de problemas coronarianos, poderiam ser evitados com medidas simples adotadas no dia-a-dia, como adoção de uma alimentação saudável e a prática de atividade física.

Dieta com redução de sódio, açúcares e gordura animal, controle na ingestão de bebidas alcoólicas, exclusão de vício do cigarro já são passos extremamente importantes na busca por uma vida melhor.

Quando os maus hábitos alimentares se unem com o estresse do dia-a-dia e o sedentarismo, as chances de ter um problema cardíaco aumentam consideravelmente. Pessoas com circunferência abdominal muito alta (homem maior ou igual 102, mulher 88), índice de massa corporal (IMC) elevado, que não dormem bem ou pouco, irritadas, estressadas, fumantes e/ou que consomem produtos ricos em gordura hidrogenadas (trans) e saturadas têm que tomar maior cuidado, pois estão na zona de risco para sofrer com problemas coronarianos.

Como os males do coração costumam ser silenciosos, a possibilidade de descobrir o grau da enfermidade avançado é ainda maior. O check up geral, a avaliação laboratorial para investigar deficiência de vitaminas, minerais e hormônios fundamentais para a saúde humana e o acompanhamento com profissionais da nutrologia e nutrição são de fundamental importância.

Já que o melhor tratamento para uma doença é a precaução. Nós conseguimos a prevenção de qualquer comorbidade, inclusive a cardiológica, através dos hábitos saudáveis. Pois seguir apenas um plano alimentar não previne ou protege um indivíduo, mas a atividade física regularmente ou, pelo menos, 150 minutos por semana aliado ao que se ingere são o mínimo que as pessoas podem fazer para prevenir qualquer doença cardiovascular. Uma dieta com redução de açúcares e gordura animal auxilia no controle do colesterol.

O que ajuda na redução das possibilidades de problemas coronários, já que os males cardíacos estão diretamente relacionados ao colesterol. O principal alimento amigo do peito, segundo revela pesquisas, é o peixe. Por conta da sua alta carga de ômega 3 – ácido graxo que promove limpeza nas artérias – o alimento aumenta o HDL e reduz o LDL.

Quanto vale abdicar de alguns minutos do seu dia dedicados à alimentação com calma e inteligência? Quanto vale deixar de fazer atividade física por conta de trabalho ou outros compromissos? Quanto vale depositar sua sensação de prazer e bem-estar somente em bebida e comida? Vale tempo de vida. Por isso, a importância de cuidar do agora pensando sempre em como quer chegar no futuro.

* Lucas Penchel é médico nutrólogo e diretor da Clínica Penchel.

Fonte: Naves Coelho Assessoria e Marketing



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena