Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Redução de custos em cloud

Redução de custos em cloud

17/04/2018 Luiz Caloi

Qual é a verdade desta promessa?

Dizer que o data center revoluciona o modo como as atividades, as comunicações e os dados são gerenciados e armazenados nas empresas é redundante.

Exaltar também o benefício da mobilidade que a nuvem permite no que tange ao uso das aplicações e dos documentos a serem acessados em diferentes plataformas por meio da internet também é falar mais do mesmo.

Se antes estas e outras questões rondavam a mente e o coração financeiro das empresas, sempre vindo acompanhada de uma série de avaliações para tomarem tal decisão, hoje a indagação volta-se aos efeitos benéficos que o cloud pode causar nas contas da corporação.

A questão atual é: a nuvem gera ou não gera economia? Com 20 anos de experiência no mercado de TI, participando de todo o amadurecimento do conceito vivido até o momento, respondo sem titubear que a nuvem é um aditivo a favor e, sobretudo, real nos custos das empresas.

Primeiro pelo fato de eliminar ou otimizar os gastos com a infraestrutura de TI on-premises. Por exemplo, no caso de uma organização que migra para a nuvem pública, os gastos gerados pela infraestrutura local de TI, tais como energia elétrica, aquisição e manutenção de hardwares e softwares, serão completamente limados e, dessa forma, a empresa economizará recursos financeiros, que poderão ser destinados a outras áreas do negócio.

O segundo ponto a favor reside em alinhar a área de TI com a demanda do negócio da empresa. Ao adotar o modelo de pagamento ´pague pelo uso´, no qual a empresa paga ao fornecedor apenas a quantia referente aos serviços utilizados, a nuvem proporciona flexibilidade frente à estrutura on-premises, que necessita manter uma alta capacidade computacional disponível (e ociosa) para atender períodos de demanda sazonal, como no Natal ou no Black Friday, o que incrementa exponencialmente o custo das companhias.

O terceiro item que chama a atenção é a democratização do uso da tecnologia. A grande concorrência entre as nuvens públicas está fazendo com que a tecnologia de ponta se torne acessível para qualquer tamanho de empresa e de forma cada vez mais rápida.

A disputa para atrair clientes faz com que a inovação seja frequente e a queda de preços também. Já a quarta forma de reduzir custos com a TI a partir do uso da nuvem está totalmente relacionada à diminuição dos gastos com segurança da informação.

Assunto que se tornou prioridade nas agendas das empresas, a preocupação com cibersegurança passou a ser dividida com o fornecedor. Para fechar esta análise, no quinto ponto, vamos averiguar a base dos quatro primeiros, o de escolher um parceiro estratégico que tenha todas as condições de apoiar nesta jornada.

Precisamos levar em consideração que não é tudo que está preparado para ir à nuvem e a migração também não é "as is", uma qualificação detalhada do que se pode levar e como é o primeiro e mais importante passo do processo.

Escolher parceiros que são agnósticos em relação à infraestrutura e podem oferecer um modelo híbrido faz a diferença em ter sucesso ou não. Como se pôde observar, a computação em nuvem reduz os custos reais de TI de formas diferentes.

Tal reflexão vem ao encontro de uma pesquisa desenvolvida pela IDC (Internet Data Center), na qual aponta o crescimento na adoção de soluções de cloud pelas organizações no Brasil.

Estudos apontam que 10,4% das empresas tiveram um aumento nas receitas após aderirem às soluções em cloud computing e 77% reduziram os custos de TI. Ou seja, recorrer à nuvem é a pura realidade para impulsionar os ganhos empresariais.

* Luiz Caloi é diretor de Data Center e Cloud Computing da SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de Tecnologia.

Fonte: IMAGE Comunicação



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena