Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Foco: o seu maior aliado

Foco: o seu maior aliado

03/05/2018 Eduardo Shinyashiki

Se você tem algum objetivo de vida, o foco é o seu maior aliado.

Foco: o seu maior aliado

Você já notou momentos em que quer muito algo, mas não consegue manter um nível de energia para concretizá-lo? E que, mesmo tendo certeza do objetivo, alcançá-lo parece um desafio de Hércules?

Todos nós temos alguma meta na vida, queremos alguma mudança, alcançar objetivos e conquistar sonhos. O que difere, então, aqueles que alcançam o que almejam, daqueles que simplesmente não conseguem o que querem? Muitas vezes, o diferencial de um para o outro é a capacidade de direcionar e manter o foco.

Se você tem algum objetivo de vida, o foco é o seu maior aliado, pois os seus resultados são frutos de onde você focaliza a lente da sua busca. Ter foco é ser capaz de concentrar a atenção em um determinado alvo, pensamento ou aspecto da realidade.

Porém, fique alerta, pois a maioria das pessoas coloca seu foco nos problemas, adversidades, interferências e imprevistos que surgem ao longo do caminho. Desse modo, utilizam toda a sua energia para dar atenção aos obstáculos e enfraquecem as suas ferramentas e competências pessoais para a conquista do propósito.

Lembre-se de que ao trocar o prisma do seu foco para a solução e os resultados, perceberá que ele se torna uma grande ferramenta e um instrumento essencial para você conseguir ter uma visão mais ampla daquilo que quer e, assim, desenhar melhor as ações que serão necessárias para alcançar exatamente aquilo que você deseja.

Além do que, manter em foco o alvo nos motiva a executar tarefas que podem não agradar no momento, mas que fazem parte da construção de algo maior. Por exemplo, posso estar estudando no momento, fazendo uma pós-graduação e isso pode ser cansativo, ocupando todo o meu tempo de descanso.

No entanto, se está claro qual o alvo maior a ser atingido, como ocupar um cargo melhor no trabalho e assim deixar minha família mais segura, isso me entusiasma e não me sufoca.

Como retomar o foco

Caso repare que o seu foco se perdeu durante o percurso, resgate-o. Essa é uma habilidade muito importante: saber retomar o foco quando disperso. Tenha em mente que sempre há tempo para recuperar uma ideia, uma meta, um sonho, um proposito.

São os nossos pés que nos levam à frente no caminhar pela vida, mas é a nossa mente que nos direciona e nos motiva. Desse modo, não perca o foco e nem deixe que o seu alvo fuja de vista, mantenha a atenção na sensação de “já estar vivendo o resultado” e, caso venha a tropeçar, levante, considere as críticas, tenha humildade para pedir ajuda e retome o foco.

A mente humana é poderosíssima quando não se dispersa. Relembre as suas principais metas de vida e objetivos profissionais e analise se tem dedicado tempo e realmente direcionado seu foco e atenção em cada um deles. Que tal se doar e mergulhar de cabeça nos seus próprios sonhos?

* Eduardo Shinyashiki é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal.

Fonte: Agência Nina



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena