Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que é preconceito?

O que é preconceito?

18/10/2018 Humberto Pinho da Silva

A cada passo, na “Globo News”, ouço afirmar: Que isso ou aquilo, é preconceito.

E acontece, o mesmo, quando escuto comentadores radiofónicos: “ É preciso, urgente, combater o preconceito.” Mas, o que é preconceito?

Segundo Morais (Grande Dicionário da Língua Portuguesa) trata-se de: “Ideia, conceito formado antecipadamente e sem fundamento/ Obrigação de obediência inflexível ou tradicionalmente estabelecido”. E o mesmo esclarece, Dermival Rios, no: “Dicionário do Estudante”, da Editora Brasil – São Paulo.

Dito isto, vamos refletir: Será preconceito, atitude ou comportamento, fundamentado na Moral cristã ou islamita, ou opinião baseada na cultura e tradição de um povo? No meu modesto pensar: não é.

Numa sociedade “politicamente correta”, quando não se escreve, como os “democratas” pensam, rotulam-nos de: reacionário, “velho do Restelo”: preconceituoso. Se cristão, asseverar, publicamente: que certo ato, é criminoso, baseado na Moral da sua Fé, é, quase certo, taxado de: preconceituoso.

O célebre Millor Fernandes, definiu: “Democracia, é quando eu mando em você. Ditadura, é quando você manda em mim”. Assim é o pensar e o agir, de muita boa gente… A democracia é o mais perfeito regime que se conhece; mas, infelizmente, – não sou eu que o digo, mas Rousseau, no Contrato Social, Cap IV –: “Um governo tão perfeito não convém aos homens, porque estes não são deuses”. Por não serem deuses, nos países, onde não há rei nem roque, os “democratas”, matam e mandam matar, em nome de ideologias e crenças religiosas.

Voltemos ao preconceito: Será preconceito, não aceitar a “Nova Moral”?! Será preconceito defender a Família; e as normas morais, que serviram de base à nossa civilização?! Será preconceito, transmitir, aos nossos filhos, a educação, e regras de civilidade, que recebemos dos nossos maiores?!

Para alguns: intelectual, operário, estudante, que não pense como eles, é: anatematizado. Por enveredarmos por caminhos promíscuos e torpes; por termos corrompido a juventude, vivemos, agora, em constantes receios e medos.

Degradamos a mulher; e país, onde a mãe e a esposa, foi degradada, caminha, irremediavelmente, para o declínio. O homem, orgulhoso da sua inteligência, abandonou o Criador – como os filhos que desprezam e mal tratam os pais.

Quando escrevo “homem”, incluo, os cristãos – duplos, – Crentes no templo; agnósticos na coletividade. Perguntai aos políticos: Acreditais em Deus? A maioria, responderá: Sim; mas se acreditassem, não O expulsariam do: parlamento, das escolas e das relações internações! …

Serão, porventura, hipócritas? Não sei. Sei apenas, porque não estou a julgá-los, mas a levantar hipótese, que: Quanto mais falam de Paz, mais violência há; quanto mais falam de agregado familiar, mais desagregado está; quanto mais pretendem proteger as nossas crianças, mais elas se encontram em perigo.

Qual a razão? Cada um encontrará uma. Para mim, é, pelo facto de já não sermos civilização cristã. Trocamos o Deus bíblico, pelos deuses…

Concluo com palavras de Mário Quintana: “O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado; é este pressentimento: que ele venha a ser nosso futuro”.

* Humberto Pinho da Silva

Fonte: Humberto Pinho da Silva



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto