Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Questões de família

Questões de família

31/12/2018 Oscar D'Ambrosio

Relacionamentos familiares costumam dar ótimos filmes, ainda mais quando a discussão recai sobre o reestabelecimento de elos perdidos pelos mais variados motivos.

O afastamento entre pai e filha é um dos motes de "Limites", dirigido por Shana Feste, com Vera Farmiga e Christopher Plummer nos papeis centrais.

A narrativa gira em torno da viagem de carro da protagonista com dois personagens: o seu pai, que é um idoso traficante de drogas, e o filho dela, um adolescente sem rumo na vida. As confusões que se seguem alternam momentos de humor com cenas de intensa agonia existencial. A variação de tons ilustra bem o que é viver em família.

Por um lado, existe o amor incondicional, mas há também conflitos – e não são poucos. A mãe sentiu a ausência do pai na infância e teve um casamento infeliz. Precisa de dinheiro para pagar os estudos do filho e não tem a quem recorrer. O que poderia ser dramático, no entanto, ganha um contexto irônico pelos diálogos afiados.

O grande acerto do filme está em não levar totalmente a sério as questões que discute. Ao permear momentos de descontração, evidencia-se que a vida não é tragédia ou comedia, mas uma jornada tragicômica de acontecimentos em que vitórias e derrotas são constantes.

Sobreviver aos imprevistos é o grande segredo. E, nesse sentido, o filme traz uma visão diferenciada e contemporânea, sem mocinhos ou bandidos, mas com heróis do cotidiano, categoria em que todos nos enquadramos, pois, de uma maneira ou de outra, sempre sobrevivemos às peças que o destino nos prega.

Oscar D"Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto