Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Superando Barreiras

Superando Barreiras

09/03/2019 Paulo Eduardo de Barros Fonseca

No ano de 2016 o Brasil sediou as Olimpíadas e as Paralimpíadas.

Juntamente com a família participei da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos e assisti algumas competições nas quais, inclusive, atletas brasileiros ganharam medalha de ouro. Foram momentos de muito aprendizado e emoção. O que para algumas pessoas é uma dificuldade intransponível para outros é motivação e superação!

De lá para cá, minha filha Ana Paula, que é portadora de uma síndrome neurológica – ataxia indefinida – caracterizada pela falta de coordenação motora, especialmente quanto ao seu equilíbrio, decorrente de algum bloqueio cerebelar, se encantou pelo esporte e, em meio as suas tantas atividades do dia-a-dia – estudo, trabalho, tratamentos médicos, cuidar do seu blog, carnaval etc -, procurava conhecer modalidades esportivas paralímpicas porque queria ser atleta.

Sonho realizado!

Há quatro meses ela conheceu e passou a treinar uma modalidade nova chamada Petra, também conhecida como Race Running, na qual os atletas correm com os seus próprios pés apoiando-se a um andador, uma espécie de bicicleta sem pedais, consistente numa armação com três rodas anexadas a um suporte para o corpo. O atleta tem o apoio de um assento, um suporte para o tronco e o guidão, que é utilizado para direcionar seus movimentos.

Embora iniciante no esporte, no último final de semana ela enfrentou seu primeiro desafio como atleta, participando da sua primeira competição, demonstrando mais uma vez que aceita sua condição física – que limita seus movimentos – e os desafios que se propôs a enfrentar nesta encarnação.

O resultado? Isso é de pouca importância face à forma corajosa como ela enfrenta a vida, superando barreiras e dando exemplo a todos que com ela convivem.

Quem a conhece reconhece seu esforço, sua alegria contagiante, a responsabilidade para com os compromissos assumidos e o exemplo de vida, de aceitação e de superação que é para todos ao transformar sua dificuldade física – que para ela não é um sofrimento – em esperanças, em paciência, certamente porque entende os desígnios de Deus.

Ela talvez não saiba, mas competir no esporte escolhido é apenas um pequeno detalhe para quem transforma suas eventuais lágrimas em doces sorrisos!

* Paulo Eduardo de Barros Fonseca é vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena