Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A União Fraternal

A União Fraternal

14/04/2019 Paulo Eduardo de Barros Fonseca

Sob qualquer aspecto – material ou espiritual – a união fraternal é o sonho que transcende a alma humana.

No entanto, esse sonho não se realizará sem que haja respeito mútuo, o qual decorre da harmonia entre as pessoas, mesmo porque somente se chegará à união fraternal “procurando guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz” (Francisco Candido Xavier. Fonte Viva, pg. 114. FEB).

Jesus, por seus ensinamentos e, sobretudo, por exemplos, deixou expressamente consignado que Sua religião “é o amor, pois o amor tem a mesma validade tanto na terra como nos mundos superiores, pois ele sintetiza tudo o que almejamos. Ele é uma religião eterna e universal, pois não sofre alterações nem no tempo, nem no espaço. E sabendo que o maior sustentáculo das criaturas é o amor, verão também a luz, pois Jesus sempre ilumina o caminho e todos, mas quem tem que percorrer esse caminho são vocês e com amor”. Tereza de Barros Fonseca (Irmão Alpe. A religião de Jesus. Reunião de Educação Mediúnica em 18/02/2002. Casa de Estudos Espírita “Dr. Alberto Seabra”).

Pensar e agir de modo diferente exprime evidente alienação de sentimentos e partidarismo contencioso, bem como cria contendas que, ao contrário da união, criam fragmentações que, por vezes, causam conturbações de todas as ordens.

A essência da mensagem de Jesus é amar e respeitar o próximo e “é com a serenidade do espírito, buscando sempre o estudo para o aprendizado que o homem vai infiltrando no seu coração todas as doçuras da verdade, que dá a certeza da grandiosidade de Deus com todos os seus filhos. Assim, meus irmãos, aprendam a mais agradecer do que pedir, pois já são agraciados com o alento, a esperança e, principalmente, com a certeza que nenhum filho será menos amado, pois todos são sempre queridos e zelados da mesma maneira” (Tereza de Barros Fonseca. Irmão Alpe. A equidade. Reunião de Educação Mediúnica em 23/08/ de 2011. Casa de Estudos Espírita “Dr. Alberto Seabra”).

Quando entendermos que a humanidade é uma só e que todos precisam de ajuda será possível exercitar o Salmo 133 que diz: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos possam viver em união”.

Existindo harmonia e paz entre os homens, haverá amor e, como consequência, Deus estará presente consagrando a união fraternal.

* Paulo Eduardo de Barros Fonseca é vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena