Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E se julho fosse seu novo réveillon?

E se julho fosse seu novo réveillon?

12/07/2019 Vivian Wolff

Assim como a virada do ano costuma ser uma época para refletir sobre o que você deseja alcançar no novo ano, que tal tentar o mês de julho para pensar no seu próximo semestre?

Como você poderia ser mais feliz, mais saudável, mais organizado e mais criativo em sua vida? E na sua área profissional? O que pretende realizar entre agosto e dezembro?

Certamente podemos refletir sobre esses assuntos e planejá-los a qualquer momento durante o ano, mas comecei a perceber que isso raramente é feito.

Como muitas pessoas aproveitam o recesso escolar dos filhos em julho para aproveitar as férias com eles, este pode ser o seu momento não só de relaxar, mas também de olhar para si mesmo.

Pensar sobre o que fazer melhor, o que queremos mudar, como poderíamos crescer, quais relacionamentos queremos nutrir, escolher um hábito novo para desenvolver, começar a procurar um novo emprego ou investir em autodesenvolvimento.

No começo, permita-se algum exercício mais solto, partindo do “custa o mesmo sonhar grande que sonhar pequeno”, e depois vá ajustando ao que é realmente possível e realizável no espaço de tempo existente.

Por exemplo, você pode começar se perguntando: “se eu pudesse atingir qualquer objetivo em minha vida no próximo semestre, qual seria”? A partir dessa reflexão, avance no pensamento: é um objetivo alcançável? O que eu posso fazer para me aproximar dele? Quanto mais específica for sua meta, mais chances você tem de conquistá-la.

No tumulto da vida cotidiana, pode ser difícil encontrar uma ocasião para voltar atrás e nos fazer as grandes perguntas, reajustar rotas e planejar passos que vão fazer toda a diferença lá na frente.

As férias de julho podem ser uma ótima oportunidade para refletir. Lembre-se: as melhores ideias surgem quando corpo e mente desaceleram.

* Vivian Wolff é Coach de Vida e Carreira pelo Integrated Coaching Institute (ICI).

Fonte: Flávia Vargas Ghiurghi



Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves