Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As ferramentas tecnológicas e a educação

As ferramentas tecnológicas e a educação

18/10/2019 Valmor Bolan

Os avanços tecnológicos podem estar a serviço da Educação, na medida em que permitem um maior acesso à informação e mais rapidez nas trocas do conhecimento.

Hoje os alunos já vêm para a sala de aula, muitas vezes, sabendo mais que os professores, porque em uma clicada no Google, já obtém rapidamente muitas informações.

A questão é saber como lidar com tanta informação, como saber discernir, principalmente as fontes, para saber da credibilidade daquilo que é acessado e está disponível.

Por isso que o papel dos professores é imprescindível, pois somente com a ajuda dos educadores é que os alunos podem chegar a este discernimento e alcançar competências.

Mesmo com a chamada 4ª revolução industrial, e a sofisticação crescente dos meios de comunicação (telefonia 5G, impressão 3D, computador quântico, etc.), sempre serão necessárias que haja um educador, alguém que oriente os alunos, que dê não apenas informações, mas também sentido de vida.

Por isso, o desafio do nosso tempo, de rápidas transformações e avanços, faz-se necessário investir cada vez mais na formação dos docentes, para que sejam capazes de aproveitar todas as possibilidades existentes, sem perder o sentido humano da educação, que é preparar pessoas para a vida, em todos os aspectos.

O importante na atualidade é que saibamos utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis para uma educação de boa qualidade, tendo em vista a principal missão do educador, que é promover o ser humano em suas melhores qualidades.

Nesse sentido, saber também evitar os excessos que podem comprometer a dignidade da pessoa humana. Com esse discernimento será possível superarmos os desafios e encontrarmos os meios mais adequados para uma efetiva melhoria educacional.

* Valmor Bolan é Doutor em Sociologia, professor da Unisa, ex-reitor e dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá.

Fonte: Reginaldo Bezerra Leite



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena