Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Roda de histórias

Roda de histórias

24/05/2020 Osvaldo Luiz Silva

Meu avô paterno, Seu Dito, era um bom contador de histórias. Contava com a mesma ênfase, fatos e ficções.

Suas palavras e imaginação traziam tanto realismo que todas as narrativas estavam ali, tão perto, que emprestavam um ao outro personagens, ambientes, cores e magia. Na cabeça infantil, aos poucos, já não se distinguia a estrada… dos sonhos.

O ano de 2020 tem sido um duro caminho. Quantos sofrimentos, medos e inseguranças... Tragédias pessoais se somam diariamente. E às dores ainda se adicionam mesquinharias, oportunismos.

Mas, quando recordarem deste ano, verão que os que melhor alcançaram a outra margem, não o fizeram sem a companhia daquilo que se pode considerar a essência da vida, da dignidade humana, do belo, da arte, dos sonhos.

Por isso, para nós que ainda atravessamos esse “deserto” árduo, será imprescindível uma força extra, que venha nem que seja da própria imaginação.

E mesmo que o “oásis” seja apenas uma miragem, o importante é que alimente o próximo passo e nos ajude a vencer esse imenso desafio.

Em meio a tanta aridez, neste domingo (24/05) celebra-se a Ascensão do Senhor e junto o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Papa Francisco escreveu uma mensagem para este momento: “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10,2). A vida faz-se história”.

O texto é um desses “oásis” necessários. Nesta secura que vivemos, faça uma pausa e encharque sua alma com as palavras do papa! (Coloco-as em versos):

“Penso que precisamos de respirar
a verdade das histórias boas:
histórias que edifiquem,
e não as que destruam;
histórias que ajudem a reencontrar raízes
e a força para prosseguirmos juntos.
Na confusão das vozes
e mensagens que nos rodeiam,
Temos NECESSIDADE duma narração humana,
que nos fale de nós mesmos
e da beleza que nos habita;
uma narração que saiba olhar o mundo
e os acontecimentos com ternura,
conte a nossa participação num tecido vivo,
revele o entrançado dos fios
pelos quais estamos ligados
uns aos outros.”

Com profunda beleza em seu texto, Papa Francisco compara as histórias que contamos com o ato de tecer.

Palavras como fios, que carregam significados, mensagens, belezas; que podem compor um “tecido” diferente, que nos faça sentir parte de uma grande família na Terra; encantador, que revele a grandeza da dignidade humana, imagem e semelhança do belo por excelência.

O desafio está lançado! Contei a minha. Qual história é a sua? Que memória pode te trazer forças hoje e alimentar a sua vida? Agora é a sua vez!

* Osvaldo Luiz Silva é jornalista, autor dos livros “Ternura de Deus” e “A vida é caminhar”, pela Editora Canção Nova, e membro da Academia Cachoeirense de Letras e Artes (ACLA), em Cachoeira Paulista (SP).

Fonte: Assessoria de Imprensa Canção Nova



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto