Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Nós acreditamos!

Nós acreditamos!

24/06/2020 Rogério Athayde

A história ensina lições. Muitas lições.

Algumas delas foram duras demais para nossos antepassados, causaram sofrimentos, angústias e incertezas demais, alteraram os tempos, mudaram as vidas.

Eles precisaram ter mais coragem que o normal, mais inteligência, mais força, mais firmeza, mais cooperação do que o normal. Mais do que as épocas de brandura costumam cobrar.

Nossos antepassados venceram muitos desafios, acreditaram que o mundo poderia ser melhor. E lutaram por isso. Por nossa causa. Eles acreditaram.

Hoje nós precisamos acreditar. Com coragem e valentia, precisamos acreditar. Acreditar no diálogo que fabrica soluções, na democracia que permite o diálogo, na inteligência que possibilita o estado democrático e a liberdade.

Acreditar na ciência que constrói os tempos, no conhecimento que produz vida, na arte que refaz o mundo. Acreditar em cada um e em todos nós, porque nunca andamos sozinhos. Hoje nós precisamos acreditar.

É por isso que acreditamos na educação. A educação nos reúne. A educação nos humaniza. A educação nos transforma. A educação nos aprimora.

É por isso que acreditamos na escola. Por isso acreditamos nos alunos, nos professores, nos funcionários, nos diretores, nos pedagogos, nas famílias, nos amigos.

Por isso acreditamos que a escola é um compromisso de fé na humanidade, fé na sociedade, fé e esperança em dias melhores.

Nós acreditamos! Precisamos acreditar! Porque nossos antepassados acreditaram em nós e nós precisamos acreditar naqueles que ainda virão.

Porque nós precisamos acreditar no tempo que temos e em nossa capacidade de criar, com o melhor de nossos talentos.

A história ensina lições. Muitas lições. E a maior delas, talvez, é ter esperança. Por isso nós acreditamos na escola. Porque acreditamos em um mundo melhor.

Porque acreditamos que somos capazes de construí-lo. Porque queremos viver nele. Porque acreditamos que nossos herdeiros terão orgulho do que estamos fazendo hoje. Por isso.

Nós acreditamos!

* Rogério Athayde é escritor, professor e autor de história do Sistema de Ensino pH e palestrante de temas referentes à África, religião afrodescendente, preconceito racial e intolerância religiosa.

Fonte: Mira Comunicação



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena