Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que diabos está acontecendo?

O que diabos está acontecendo?

26/06/2020 Efigenia Vieira

A crise está a todo vapor e acelerando tendências que levariam décadas para se desenrolar.

A economia implodiu. Pessoas morrem aos milhares, muitas no desamparo e total abandono. Que mundo é este?

Este é um mundo onde os sentimentos de famílias enlutadas, dividem espaço nos noticiários com os altos e baixos do mercado financeiro e os absurdos de políticos surtados.

Há muito, tudo isso parece impedir que as pessoas pensem em coisas novas, alcancem respostas e mudem suas atitudes.

Sem me desnudar de todas estas mazelas, a proposta é abrir um novo canal de conexões, por mais imperfeitas que sejam. Amar, perder, desistir, lutar, ressignificar, recomeçar de peito aberto.

Lembro agora de uma experiência, que permitiu a abertura de uma nova janela de bem-estar.

Já fazem alguns dias, percebi um desconforto ao buscar sem encontrar, um pouco de inspiração entre os mais de 100 artigos escritos.

Muitos são atemporais, outros não alcançam as exigências do novo mercado de trabalho, apesar de contemplarem alguns tópicos a serem discutidos.

A mesma percepção ocorreu quando fiz uma limpa nas redes sociais. Delete, delete e mais delete.

Reinventar se tornou a palavra de ordem, mas poucos devem ter encontrado o caminho. Há uma caixa cheia de novos nomes para as mesmas coisas.

Há entusiasmo passageiro e pouca agilidade emocional como resposta ao novo contexto organizacional.

A percepção clara de um novo começo, com muito trabalho e aprendizado constante é a nova realidade. Ter a consciência clara distancia o medo do erro.

Comece pelo seu corpo. Encolheu? Talvez esteja mais rígido e com pouca musculatura desenvolvida. Sem esforço, perceba-se. Consegue alongar-se?

É justamente do que precisamos, expandir e alcançar novos espaços. Sem deformações ou tantas dores. Naturalmente, colocar o fôlego em dia.

Muitas competências e crenças que nos governam, dão lugar ao que ainda não sabemos ao certo como irá se desenhar. Mas é preciso ressaltar, que ter a consciência aberta, distancia o medo do erro. Aliás o erro faz parte da travessia.

Acredito que você saiba, que quanto mais competitivo e complexo o mundo se torna, mais especializadas as pessoas devem ser em seus perfis híbridos.

O desafio que agora se instala é o de alcançar os benefícios da amplitude, de experiências plurais e do pensamento interdisciplinar, para permanecermos totalmente antenados. O giro é de 360 graus.

Ter maior alcance e visão se tornou essencial. De olho nas tendências darwinianas, o mundo se abre para os mais aptos e adaptáveis. Sempre a mesma máxima evolutiva.

Em meio à tantas palavras e tendências, uma nova verdade invadiu a minha existência e junto dela a percepção de possibilidades promissoras. Desapego e uma nova construção ao que chamam de caos.

Alongada e em expansão, esta será a nossa nova realidade em suas diversas faces. Então se alongue e expanda os seus horizontes!

* Efigênia Vieira é headhunter e CEO da Upside Executive Search.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto