Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Desafios dos estudantes brasileiros

Desafios dos estudantes brasileiros

12/01/2021 Cida Vidigal

Não dá para negar que a queda na renda dos brasileiros, principalmente no período crítico da pandemia por conta do novo coronavírus foi rigorosa.

O país vai ter que lidar com muitos desafios esse ano. Um deles é na área da Educação. Com a volta das aulas, presencial ou remota, a maior preocupação das famílias é sobre o valor das mensalidades nas instituições particulares.

Dos 8,6 milhões de estudantes inscritos pelo Censo da Educação Superior de 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 6,5 milhões estudam na rede privada.

A boa notícia é que o Ministério da Educação (MEC) irá abrir 93 mil vagas para universitários fecharem contratos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em todo o ano de 2021. A informação é do Plano Trienal do Fies, publicado no Diário Oficial da União. 

Fazendo uma retrospectiva, o Fies é um programa do Governo Federal criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC.

Seu objetivo é financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com as despesas da sua formação.

Podem participar os alunos que estejam regularmente matriculados em instituições privadas que sejam cadastradas no Fies e tenham avaliação positiva nos processos administrados pelo MEC. 

Muitos alunos e até mesmo os pais perguntam se o Fies vale a pena? A conquista de um diploma e a chance de boas oportunidades no mercado de trabalho é um sonho para a maioria dos estudantes. E a oportunidade oferecida pelo Fies em que o estudante possa financiar a sua faculdade pode sim ser bastante válido.

Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um trabalhador que possui diploma de curso superior no Brasil ganha um salário até duas vezes mais alto do que profissionais com apenas o ensino médio.

Um dos cursos mais desejados no Brasil, por exemplo, é o Direito. A possibilidade de ganhar um bom salário e um mercado de atuação diversificado atraem milhões de estudantes, anualmente, para esta graduação.

Pelo fato do país possuir o maior número de faculdades de Direito do mundo, pode ajudar a diversificar as mensalidades do curso.

De Norte a Sul é possível encontrar valores de R$ 350 a até mais de R$ 4.000, variando de acordo com cada instituição.

Na contramão dos que têm estudo, infelizmente ainda hoje, no Brasil somam-se 11 milhões de pessoas que sequer sabem ler nem escrever. A finalidade do Plano Nacional de Educação é acabar com o analfabetismo até 2024.

Mas esse plano pode ir por água abaixo pois com a suspensão das aulas presenciais, por consequência da pandemia da Covid-19, a alfabetização foi bastante prejudicada.

* Cida Vidigal é advogada, educadora, coordenadora do curso de Direito da Faculdade Batista de Minas Gerais e advogada.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto