Portal O Debate
Grupo WhatsApp

CPI do Judiciário para investigar o STF e tribunais superiores

CPI do Judiciário para investigar o STF e tribunais superiores

05/05/2021 Julio César Cardoso

Não se deseja incendiar a República, mas exigir que este país seja passado a limpo em todas as áreas públicas que tenham relacionamento com a sociedade.

A atuação do Judiciário tem sido marcada por decisões polêmicas que têm decepcionado muito a expectativa da sociedade.

Por exemplo, a decisão que absolveu o ex-presidente Lula de suas incriminações na Lava Jato, as decisões monocráticas desrespeitando o princípio do colegiado, as decisões de pedidos de vista, o exacerbado ativismo judicial e decisões desarrazoadas de toda a sorte.

Todos os procedimentos não republicanos praticados pelos poderes devem ser apurados na forma da lei. Não se trata aqui de ferir a independência dos poderes, mas fazer valer o disposto constitucional que autoriza, diante de fato determinado, o Legislativo Federal a criar comissões parlamentares de inquérito.

E quem aprova os membros dos tribunais superiores é o Senado Federal. Logo, cabe a este, quando necessário, o dever de investigar a conduta de seus ministros.

Por isso, pergunta-se: quando vai sair a CPI para investigar o Judiciário? Já se vão dois anos desde que mais de 27 senadores assinaram, com quórum constitucional, requerimento para a abertura da referida comissão, tão relevante, e tudo continua no esquecimento.

Os ilustres senadores representam a sociedade para, entre outras coisas, fiscalizar e não para dar suporte às irregularidades ou aos maus comportamentos de órgãos como a Suprema Corte, cujos membros são aprovados pelo Senado Federal.

É voz uníssona que o STF ultimamente tem se comportado de forma inusitada diante da fatos que envolvem interesses de figuras de nossa política.

Citemos, por exemplo, (1) a decisão que devolveu os direitos políticos ao ex-presidente Lula, apagando com uma borracha a sua condenação na Lava Jato, bem como (2) a do ministro Gilmar Mendes, que se derreteu em elogios e lágrimas pela atuação do advogado de Lula.

Não pode a presidência do Senado continuar a fazer vistas grossas, como fazia o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), aos pedidos de apuração de irregularidades praticados contra a República.

Espera-se que o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), cumpra a Constituição Federal.

* Júlio César Cardoso é servidor federal aposentado.

Para mais informações sobre STF clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena