Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os principais desafios dos síndicos em meio à pandemia

Os principais desafios dos síndicos em meio à pandemia

31/05/2021 Renato Las Casas

Nos últimos tempos, a figura do síndico mudou bastante.

Uma atividade que antes era baseada, principalmente, na gestão de obras, manutenções e reformas condominiais precisou se transformar e estender a sua atuação também na resolução de conflitos entre moradores e regulação das normas de convivência.

Agora, o síndico tem a responsabilidade de gerir a coletividade de forma transparente, prudente, empática, aberta ao diálogo e cautelosa em suas decisões e atitudes.

A chegada da pandemia de covid-19 demandou dos síndicos uma postura ainda mais dedicada e preocupada com o bem-estar, saúde e segurança dos condôminos.

Com a crise atual, estes profissionais precisaram se preparar e direcionar seus esforços para a condução de uma rotina harmoniosa em um contexto complexo que afetou intensamente as dinâmicas diárias dos condomínios.

Para lidar com esse momento, foi necessário impor medidas restritivas que reduzissem a circulação de moradores e determinar a interdição de áreas comuns como piscinas, playgrounds, salões de festas e salas de jogos, etc.

Tais atitudes geraram diversas discussões, desentendimentos e questionamentos que não só tinham que ser observados com objetividade e agilidade, como também solucionados e amenizados por estes administradores com eficácia e muita paciência.

A tecnologia também ganhou destaque no dia a dia condominial e tem sido uma grande aliada dos síndicos durante a pandemia.

Por meio dela foi possível aperfeiçoar vários processos, atividades e funções inerentes as atuações destes profissionais.

Hoje, diversos aplicativos permitem a emissão de boletos, o acesso as pastas de prestações de contas, o acompanhamento de fluxo de caixa e cotas pendentes de forma totalmente online.

Esses dispositivos evitam a interação física entre moradores e síndicos, economiza tempo e diminui os riscos de contágio.

É imprescindível ressaltar que o síndico exerce um papel muito importante atualmente e que perpassa por inúmeros âmbitos. Seus desafios vão muito além da gestão de problemas estruturais de edifícios e suas demais dependências.

Agora, esse profissional precisa reunir conhecimentos e adquirir técnicas que aprimorem a comunicação com condôminos, incentivem o diálogo e o bom senso entre eles, e assim evitem ou diminuam possíveis conflitos.

* Renato Las Casas é diretor comercial da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito.

Para mais informações sobre síndicos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena