Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mudança de comportamento na mineração

Mudança de comportamento na mineração

18/11/2021 Henrique Costa de Seabra

O que esperar como reação do setor minerário após a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26)? Essa pergunta instiga os atores que fazem parte do setor mineral.

Em uma das coletivas de imprensa do evento, o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, defendeu que a mineração pode ser “verde”, mesmo diante dos desafios intrínsecos da atividade.

Ainda na mesma coletiva, o ministro foi taxativo ao cobrar que países ricos assumam compromissos até o final da COP 26, principalmente em relação à concessão de financiamentos a países em desenvolvimento e apoio a projetos sustentáveis.

Vale destacar que a produção mineral no país é positiva e está em franca expansão. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a produção de minério em toneladas cresceu 14% no terceiro trimestre desse ano em comparação ao trimestre passado.

Em faturamento, comparando ao terceiro trimestre de 2020, houve um aumento de 114% no terceiro trimestre de 2021.

Ainda, em se tratando de exportação mineral, para que o país tenha maior participação no mercado exterior, não restam dúvidas que são necessárias mudanças na política ambiental brasileira, considerando que o mercado internacional está cada vez mais preocupado e voltado para as questões ambientais.

Nesse sentido, é fundamental que os novos projetos de mineração passem a se preocupar de forma mais ativa com a sustentabilidade.

Como bons exemplos temos a Vale, que tem como princípio de atuação três dimensões: o Operador Sustentável, o Catalisador do Desenvolvimento Local e o Agente Global de Sustentabilidade e a Sigma Lithium que garante buscar maneiras de tornar as suas operações mais sustentáveis seguindo os princípios de ESG (referentes a critérios ambientais, sociais e de governança).

* Henrique Costa de Seabra é especialista e mestre em Direito Ambiental.

Para mais informações sobre mineração clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena