Portal O Debate
Grupo WhatsApp

2 regras de ouro para acelerar a carreira

2 regras de ouro para acelerar a carreira

01/05/2015 João Marcelo Furlan

A superação de tarefas e de relacionamentos difíceis pode potencializar o crescimento profissional e acelerar a carreira?

Muitas pessoas indagam qual o segredo para alcançar posições mais elevadas em uma organização. Os mais jovens, especialmente, buscam a fórmula para crescer rapidamente em um curto espaço de tempo. Mas será que isso é possível? A resposta é sim. Existem várias competências que contribuem para a aceleração profissional, entretanto, há duas regras de ouro que, se forem seguidas corretamente, podem superar as expectativas em relação à carreira. São elas:

1. Aceite tarefas desafiadoras - esse é o quesito número um no desenvolvimento da carreira. Antigamente, chamavam isso de aprendizagem "on the job", contudo, aprender apenas o mais do mesmo no trabalho não nos leva a outro patamar de desempenho profissional. É preciso enfrentar novos desafios para "distendermos" nossa capacidade de entrega, fazermos aquilo que nem mesmo acreditávamos que antes era possível. Um bom exemplo é a prática esportiva, em que o fato de nos unirmos a um time ou participarmos de um torneio, faz com que treinemos e nos concentremos mais e, dessa forma, possamos atingir performances duas ou três vezes melhores do que aquelas que tínhamos quando começamos a praticar esta atividade.

2. Nutra relacionamentos para desenvolver a carreira - outra maneira de agregar conhecimento pessoal é nos relacionando com pessoas de diferentes perfis, idades e áreas de atuação. Em nossa rotina, se formos reparar, a todo tempo nos deparamos com pessoas que podem nos ensinar uma atividade nova, nos corrigir para fazermos melhor e compartilhar conhecimentos e melhores práticas.

Feedback é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento a partir do relacionamento com os outros, portanto, esteja sempre aberto para receber avaliações! É difícil de aceitar, mas se conseguir entender a perspectiva do outro sobre a sua performance e postura, esse se tornará um elemento fundamental para a melhoria de seu desempenho e aceleração de carreira. Invista tempo e tenha foco nas suas habilidades para nutrir e fazer o relacionamento com as pessoas prosperar. Quanto mais subir na carreira, mais importantes esses contatos se tornam, não apenas para seu desenvolvimento em si, mas também para seu bem-estar e influência dentro da organização.

*João Marcelo Furlan é fundador e CEO da Enora Leaders, empresa de educação corporativa, especializada em aceleração de resultados.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli