Portal O Debate
Grupo WhatsApp

2 regras de ouro para acelerar a carreira

2 regras de ouro para acelerar a carreira

01/05/2015 João Marcelo Furlan

A superação de tarefas e de relacionamentos difíceis pode potencializar o crescimento profissional e acelerar a carreira?

Muitas pessoas indagam qual o segredo para alcançar posições mais elevadas em uma organização. Os mais jovens, especialmente, buscam a fórmula para crescer rapidamente em um curto espaço de tempo. Mas será que isso é possível? A resposta é sim. Existem várias competências que contribuem para a aceleração profissional, entretanto, há duas regras de ouro que, se forem seguidas corretamente, podem superar as expectativas em relação à carreira. São elas:

1. Aceite tarefas desafiadoras - esse é o quesito número um no desenvolvimento da carreira. Antigamente, chamavam isso de aprendizagem "on the job", contudo, aprender apenas o mais do mesmo no trabalho não nos leva a outro patamar de desempenho profissional. É preciso enfrentar novos desafios para "distendermos" nossa capacidade de entrega, fazermos aquilo que nem mesmo acreditávamos que antes era possível. Um bom exemplo é a prática esportiva, em que o fato de nos unirmos a um time ou participarmos de um torneio, faz com que treinemos e nos concentremos mais e, dessa forma, possamos atingir performances duas ou três vezes melhores do que aquelas que tínhamos quando começamos a praticar esta atividade.

2. Nutra relacionamentos para desenvolver a carreira - outra maneira de agregar conhecimento pessoal é nos relacionando com pessoas de diferentes perfis, idades e áreas de atuação. Em nossa rotina, se formos reparar, a todo tempo nos deparamos com pessoas que podem nos ensinar uma atividade nova, nos corrigir para fazermos melhor e compartilhar conhecimentos e melhores práticas.

Feedback é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento a partir do relacionamento com os outros, portanto, esteja sempre aberto para receber avaliações! É difícil de aceitar, mas se conseguir entender a perspectiva do outro sobre a sua performance e postura, esse se tornará um elemento fundamental para a melhoria de seu desempenho e aceleração de carreira. Invista tempo e tenha foco nas suas habilidades para nutrir e fazer o relacionamento com as pessoas prosperar. Quanto mais subir na carreira, mais importantes esses contatos se tornam, não apenas para seu desenvolvimento em si, mas também para seu bem-estar e influência dentro da organização.

*João Marcelo Furlan é fundador e CEO da Enora Leaders, empresa de educação corporativa, especializada em aceleração de resultados.



A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa