Portal O Debate
Grupo WhatsApp

20 anos de um lema de vida: Por Hoje Não

20 anos de um lema de vida: Por Hoje Não

19/07/2018 Dunga

Para falarmos sobre o PHN é importante recordar o discurso inspirado do padre Jonas Abib em 1998.

Para falarmos sobre o PHN é importante recordar o discurso inspirado do padre Jonas Abib em 1998, que nos convidava a viver a experiência “ou santos ou nada”, uma proposta radical que geraria em nós um santo desconforto, tirando-nos da letargia espiritual e ditando para aqueles dias um código de santidade.

Ao mesmo tempo, eu vivia a experiência maravilhosa de gravar o programa de televisão “Resgate Já”, que me levava a visitar cadeias públicas, hospitais psiquiátricos, lares de crianças abandonadas, casas de apoio a portadores do HIV e, principalmente, a casas de recuperação de drogados. Ali, conhecemos e mostramos para todo o Brasil, obras como das comunidades Bethânia e Fazenda da Esperança, que se aprofundaram na pedagogia do “só por hoje”. Assim nos tornamos canal da providência para centenas de obras sociais que recuperam jovens e os devolvem para suas famílias.

Com essa experiência forte e profunda que partilhávamos semanalmente com o padre Jonas, Deus foi nos conduzindo à sigla PHN, que representa uma das maiores inspirações para os jovens do nosso tempo, mundo afora. Hoje, o Acampamento PHN reúne milhares de jovens por onde passa. Na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), é um dos maiores eventos realizados anualmente, com a simples proposta de não pecar por um dia.

A Canção Nova respira a evangelização e o PHN é, essencialmente, Canção Nova. Tenho a alegria em estar nesse contexto há 20 anos, atingindo a marca fantástica de 1040 programas PHN, com mais de mil testemunhos de tirar o fôlego e nos fazer acreditar que não há impossível para a misericórdia de Deus!

O tema deste ano: “Basta que sejais jovens para que eu vos ame”, nos dá a certeza de que a Canção Nova e o PHN estavam no coração de Dom Bosco, e que o padre Jonas atualiza o carisma salesiano. Falar com a juventude exige duas coisas: simplicidade e radicalidade, e com essa inspiração estamos chegando ao coração de milhares de jovens.

Nos 20 anos dessa inspiração, recordo-me de um dizer do povo Judeu quando se completam 20 anos de alguma coisa: “mais 100 como 20”. Portanto, sei que deixamos um legado para a juventude do Brasil e do mundo, e que outros jovens conhecerão essa espiritualidade, farão sua história.

Celebremos com muita força e alegria, de 18 a 22 de julho, o “PHN 20 anos”, fazendo história e testemunhando muitas conversões, pois jovens sairão das drogas, famílias se reconciliarão, jovens formarão famílias, muitos encontrarão sua vocação e o mundo voltará a acreditar que não há limites para o amor de Deus.

* Dunga é apresentador do programa PHN (Por Hoje Não), transmitido pela TV Canção Nova. Já gravou 14 CDs e 3 DVD’s. Autor de 4 livros e recentemente lançou o CD Acredite pela Gravadora Canção Nova. - Twitter: @dungaphn 



Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.