Portal O Debate
Grupo WhatsApp

3 passos essenciais para oferecer o atendimento ideal

3 passos essenciais para oferecer o atendimento ideal

29/09/2017 Ricardo Pena

Acho que é assim que gostaríamos de nos sentir toda vez que interagimos com uma empresa.

Não seria ótimo você se sentir importante para a empresa da qual você adquiriu um produto ou um serviço? O mais curioso é que não conheço nenhuma empresa que deseja atender mal seus clientes. Até hoje, nunca vi uma empresa que colocasse em suas metas baixar o índice de satisfação dos consumidores.

Pelo contrário: as empresas costumam ter metas agressivas de melhoras no atendimento. E o mais curioso: a maioria delas sabe o que deve ser feito para atingir esses índices. Mas se as empresas querem atender bem o cliente e sabem o que devem fazer, por que elas não fazem?

Na minha visão tanto as empresas, quanto as pessoas acabam não fazendo tudo que sabem, ou seja, você sabe o que deve ser feito para ter sucesso numa atividade, mas você não faz. Se você fizesse tudo que sabe sobre dieta alimentar, por exemplo, como estaria sua saúde ou seu peso agora?

E como as empresas são feitas de pessoas, muitas vezes isso acontece também no meio profissional. Existe uma diferença entre o que sabemos e o que fazemos. Muitas vezes a solução é simples para um problema é simples, mas falta atitude.

Uma empresa pode até ter um ótimo produto, mas, se o atendimento falhar, a qualidade do serviço pode pôr tudo a perder. Imagine que você está em um restaurante com uma excelente comida, mas com garçons de cara fechada e mal-humorados.

Você voltaria só pela comida? Mesmo sendo maltratado? Muito provavelmente não. O mesmo vale para diversos outros segmentos, onde a atitude para executar o trabalho de forma diferenciada faz a diferença. A pergunta que eu sempre faço é "Existe formula mágica?".

Existe uma "receita de bolo" que funcione para todas as pessoas e empresas? A resposta é não. Tem muitas variáveis a serem consideradas e as pessoas são diferentes (ainda bem), mas existem alguns cuidados e mudanças que podem ser adotados na sua vida, dentro e fora da empresa, que facilitam gerar uma experiência sensacional para outras pessoas.

1. Não se contente com o bom, busque o excelente. Não menospreze o seu trabalho.

2. Crie suas metas pessoais e não se contente com 90% de execução, faça 110% no mínimo. Faça seu trabalho com prazer e tenha em mente que você é responsável pelo seu sucesso e pelo seu aprendizado. Não culpe os outros. Fazer algo bem feito é um exemplo que as pessoas em geral seguem.

3. Agradeça as pessoas pelo que elas fizeram. Celebre as pequenas conquistas, isso mostrará que você se importa com as outras pessoas e criará um ambiente de confiança.

Como eu disse anteriormente tudo isso parece muito óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos de fazer o mais simples, EXECUTAR o que já sabemos.

* Ricardo Pena é diretor de Pré-Vendas e Consultoria da Avaya para o Brasil.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli