Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A chegada dos gatos

A chegada dos gatos

11/10/2023 Antônio Marcos Ferreira

Manga é uma pequena cidade às margens do Velho Chico, quase na divisa com a Bahia.

Embora o asfalto ainda esteja longe, ela já goza de alguns confortos, como a luz elétrica, telefone, água encanada, televisão e outras coisas, comuns a qualquer lugar que se diz civilizado.

Mas não era assim nos idos de 1953. Naquele tempo a cidade era apenas uma meia dúzia de ruas descalças, ligada ao resto do Estado por estradas esburacadas na seca e lamacentas no tempo das chuvas, deixando seus moradores ilhados, não fossem os vapores e as barcas do São Francisco.

A comunicação era feita apenas por carta ou telegrama, considerado mágico, porque transformava aquele toc-toc do telegrafista em mensagens do outro lado da linha.

Foi naquele mês de dezembro que os parentes da minha avó, que viviam em São Paulo, receberam o seguinte telegrama, vindo de Manga:

"Chegaram dois gatos. Mãe passa bem."

Os parentes ficaram sem entender. Nunca haviam enviados gatos para qualquer lugar, nem tampouco sabiam que a gata estava doente. Procuraram os Correios para decifrar aquele enigma.

O telegrafista, um velho quase aposentado, parece que andava meio cansado e já não tinha mais paciência de ficar traduzindo toc-toc de todos os lugares e nem de mandar toc-toc para outros tantos.

Pela insistência dos parentes de minha avó, resolveu solicitar que o seu colega de Manga repetisse a mensagem do dia anterior. Depois do novo toc-toc, o velho disse, sorrindo:

- É, acho que preciso me aposentar. Desculpem o meu pequeno erro. Eis aqui a sua mensagem.

Lida novamente, desfêz-se o mistério e foi uma alegria geral. O telegrafista engolira uma sílaba muito importante pois a mensagem dizia:

"Chegaram dois garotos. Mãe passa bem."

Foi dessa forma que os parentes, em São Paulo, ficaram sabendo do meu nascimento e do meu irmão gêmeo, numa cidadezinha de Minas Gerais, quase na esquina da Bahia.

* Antônio Marcos Ferreira

Para mais informações sobre telegrama clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Um representante político no STF

Um representante político no STF: Flávio Dino (PSB).


Já dá pra fazer o próximo planejamento tributário?

O exercício financeiro das empresas no Brasil coincide com o próprio calendário, de forma que já sabemos que ele começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro do ano vigente.


Advento: espera do Senhor que vem

A Igreja Católica se prepara para um tempo muito importante em sua liturgia: o Tempo do Advento, que é próprio do Ocidente e foi constituído em vista da celebração do Natal.


Repentinas reações da natureza

2023 está na reta final. O ano começou com ares amenos, mas logo foram surgindo acontecimentos marcantes.


Habilidades para diminuir a sobrecarga de informações

O excesso de informações pode ser esmagador e levar à confusão mental. Temos à disposição muitos caminhos a seguir e pouca direção sobre para onde devemos ir.


No papel cabe tudo, mas e no coração?

Há 75 anos, em Paris, era assinada a Declaração de Direitos Humanos pelas maiores potências do mundo – também pelas menores e as, então, consideradas irrelevantes.


E sua ideia, deu match?

A transformação de ideias abstratas em formas tangíveis é uma etapa essencial no processo criativo.


Meta skills

O novo caminho para prosperidade e sucesso de colaboradores e empresas.


Lugar de agente ou servidor público não é na política

No Parlamento nacional existem muitos profissionais da administração pública direta e indireta que estão exercendo mandatos políticos, quando deveriam estar prestando serviço nas instituições para as quais fizeram concurso público.


Desigualdade social

Um país realmente desenvolvido só o é se o problema social estiver solucionado, ou se a desigualdade for desprezível.


Argentina fechará 12 ministérios

Circula pelas redes sociais, vídeo onde Javier Milei, presidente eleito da Argentina anuncia a eliminação de 12 ministérios e a manutenção de apenas 8.


Vale a pena apostar na filantropia!

Se você deparasse com a chance de entrar em um fundo de investimentos com retorno financeiro de 979%, encararia a oportunidade?