Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A imagem do caos

A imagem do caos

06/11/2016 Benedicto Ismael Camargo Dutra

O que acontece no Brasil também acontece no mundo.

No entanto, aqui a situação é mais sensível ainda porque sempre estivemos por baixo, sem que a elite dirigente se dispusesse a governar com justiça e seriedade. Cresce a insatisfação com a precarização geral.

O Brasil vive o apocalipse econômico porque os governantes não administraram os recursos de forma competente, pois o país está endividado e falta tudo, a começar pela saúde, educação e saneamento. As obras tiveram preços bem superiores aos aceitáveis.

Os encargos financeiros sufocam. Lamentável que tenha chegado ao extremo de, para conter a desfaçatez nos gastos, ser necessária uma PEC do teto. Se desde sempre os gestores tivessem pautado os gastos com parcimônia, de forma cuidadosa e eficiente, respeitando os limites das receitas, estaríamos muito à frente, sem dívidas e com estabilidade.

Orçamentos são elaborados, pois o papel tudo aceita, mas no final as dívidas e despesas financeiras aumentam. Não basta o controle das contas internas; para ser bem-sucedido o Brasil precisa organizar e equilibrar também as contas externas.

O descontrole leva ao atraso e caos. Fala-se em educar crianças para as finanças, mas os gestores públicos têm sido irresponsáveis na administração do erário. É preciso exigir eficiência nos gastos da união, estados e municípios.

O projeto da PEC deriva da necessidade de gerar sobras, pois se continuar de forma deficitária o país corre o risco de cair no endividamento incontrolável e no consequente desgoverno. O Brasil tem de sair do marasmo e ser uma pátria de seres humanos livres.

Até agora estamos em grande atraso. No caso do Haiti, a situação já era caótica antes mesmo de o país ser atingido por terremoto e furacão, devido ao desgoverno secular a que vem sendo submetido e que descuidou do preparo da população desesperançada, que não percebe bom futuro pela frente.

Falta tudo, a começar pela alimentação. O Haiti surgiu como um produtor escravagista para a Europa. Em 1804 declarou independência e concordou em assinar um tratado pelo qual pagaria à França a quantia de 150 milhões de francos a título de indenização.|

A dívida foi reduzida para 90 milhões, mas exauriu a economia do país. Tropas dos Estados Unidos ocuparam o Haiti entre 1915 e 1934 para proteger os interesses norte-americanos no país. O ditador Papa Doc, apoiado pelos Estados Unidos, aterrorizou a população.

Caos, decadência e degradação. Sem liberdade plena, o povo se fragilizou, ficando sem chances de evoluir. Quanto ao Brasil, é preciso cautela e atenção para não cair nessa rota destrutiva que acaba com o país. Governo e empresários precisam se encontrar para pôr a produção e o comércio em movimento através de empregos, educação e saúde, e organizar o equilíbrio das contas externas, juros e câmbio.

O nosso desenvolvimento está congelado desde os anos 1980 devido à crise da dívida externa. Até agora o equilíbrio não foi restabelecido. Enquanto os gastos e as dívidas aumentavam, a educação foi piorando, as indústrias perdendo força.

Estamos com poucas atividades remuneradas para jovens e adultos. O país se acha em dormência por falta de estadistas sérios. Na verdade, o mundo todo vive uma fase de acontecimentos inesperados que escapam ao controle.

São os chamados “cisnes negros” que representam a colheita do que foi semeado pela humanidade. No fundo são as ameaças decorrentes da superpopulação e seu rápido crescimento, e a decadência progressiva do materialismo, de esquerda ou direita, sem visão mais elevada, que vai deixando as novas gerações resvalarem para as sombras da vida vazia de propósitos e felicidade.

Como preparar os jovens para que surjam seres humanos de qualidade, espiritualmente fortes e responsáveis, benéficos a si mesmos e ao planeta?

* Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel e é associado ao Rotary Club de São Paulo.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli