Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da adequada gestão de custos e preços

A importância da adequada gestão de custos e preços

28/03/2018 Sidney Rago

A preocupação com custos e preços deveria estar no radar todos os dias e em qualquer momento.

Dizem que alguns empresários só começam a se importar com seus custos e preços quando tem uma queda expressiva de suas vendas ou de seus resultados, principalmente em épocas de crise como a qual estamos tentando sair aqui no Brasil.

O fato é que esta preocupação deveria estar no radar todos os dias e em qualquer momento. Muitas Empresas atingem o tamanho médio com sistemas precários de mensuração de seus resultados, normalmente apenas com demonstrativos contábeis globais, tais como: DRE´s – Demonstrativos dos Resultados do Exercício e começam a sentir dificuldade nas avaliações e tomadas de decisão mais específicas, por exemplo: qual é o resultado específico de cada linha de produtos ou de determinados processos?

Isso porque normalmente pelo sentimento de que se gasta mais energia e tempo com determinados clientes e segmentos do que outros. O custo deveria representar o “gasto de energia” para transformarmos os inputs em outputs em qualquer processo e o preço o quanto o nosso mercado valoriza nossos produtos e serviços, também conhecido como “valor agregado”.

Porém alguns sistemas tradicionais de custos, tais como o “custeio por absorção” que tem por objetivo calcular o custo de cada sku, porém fazendo com que todos os custos diretos e indiretos, variáveis e fixos sejam absorvidos pelos itens, através de critérios de rateios subjetivos, possui algumas restrições, assim como qualquer sistema de custos, direto, mundo dos ganhos (TOC) e Enxuto (Lean) tem vantagens e desvantagens que devem ser exploradas caso a caso.

Com exceção do custeio por absorção que é o único aceito pela contabilidade legal, os demais constituem sistemas de custeio gerenciais que são implementados em virtude do viés de cada gestor. Por exemplo um sistema de custos enxuto (Lean) só será implementado em uma Empresa que acredita no sistema enxuto de gestão e assim por diante.

O modelo que mais cresce em aplicação em função da grande popularidade do modelo enxuto é o custeio enxuto, que visa medir o resultado de um fluxo de valor inteiro, ou seja, qual a margem de contribuição ou resultado deste fluxo, que processa uma família de produtos.

A implementação de qualquer modelo de custeio e precificação gerará um grande gasto de energia de muita gente na organização, portanto a escolha do modelo mais aderente a sua necessidade é tão importante do que o próprio resultado final, pois temos que evitar que este enorme investimento não sirva para tornar a empresa mais competitiva, em função do descrédito ou da falta de conhecimento sobre o sistema de custeio praticado.

Como qualquer outro controle, o custo também não agrega valor para os nossos clientes, sendo um mal necessário para desenvolvermos uma gestão efetiva. Ou seja, se não pudermos tomar ações concretas baseadas no custo, como vejo em muitas empresas, o sistema de custeio não servirá para nada, tornando-se mais um controle caro e inútil dos muitos implementados.

* Sidney Rago é formado em Engenharia Mecânica pela FEI com MBA em Gestão Empresarial na FGV e extensão na Universidade da Califórnia - EUA.

Fonte: Vervi Assessoria



O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.