Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A oposição cega é oposição ao Brasil

A oposição cega é oposição ao Brasil

09/05/2016 Bady Curi Neto

A oposição cega, do quanto pior melhor, é apequenar a função dos representantes da população no Congresso Nacional.

A oposição cega é oposição ao Brasil

Sabido que o Partido dos Trabalhadores, antes da eleição do ex-presidente Lula, sempre exerceu a função de oposição, o que é sempre salutar para Democracia. Logicamente, a oposição deve ser exercida não pela mera discordância política, mas com valor maior, qual seja o bem da nação.

A oposição cega, do quanto pior melhor, apenas com fulcro interesses políticos partidários é apequenar a função dos representantes da população no Congresso Nacional.

Com o andamento do impeachment no Senado e a possibilidade premente do afastamento da presidente da república pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, o Presidente do Partido dos Trabalhadores disse, textualmente: "É muito mais do que oposição parlamentar só. É dizer para a população, para a sociedade que, com governo ilegítimo não tem paz, não tem estabilidade, não tem tranquilidade, tem luta".

No ano passado, ouvimos o ex-presidente Lula, expoente maior do PT, ao discursar durante um ato de defesa da Petrobras, dizer; “Quero a paz e democracia, mas também sabemos brigar. Sobretudo quando o Stedile colocar o exército dele na rua. ”

Poderíamos citar vários outros episódios antidemocráticos e pouco republicanos desde o início da decadência do governo federal e o processo do Impeachment, mas se faz desnecessário tendo em vista a ampla divulgação pelos meios de comunicação e nas redes sociais.

Ao contrário do que alegam alguns, a oposição e a população brasileira não estão satisfeitas com o processo de Impedimento, o momento é de total apreensão, seja pela crise econômica, seja pela instabilidade de governança.

O Impedimento é um processo constitucional, quando o mandatário maior da nação comete crime de responsabilidade, tendo como punição a retirada do cargo eletivo e a impossibilidade de ocupar função pública durante um período de oito anos.

Não existe golpe, não existe revanchismo, não existe traição do vice-presidente (que fora eleito na mesma chapa da Presidente, in casu, por duas vezes, dando sustentabilidade a eleição e ao governo). O que existe é um remédio jurídico, previsto na constituição, cujo julgamento é realizado pelo poder Legislativo, no intuito de coibir e/ou punir a prática de crime de responsabilidade.

Todos aqueles argumentos são sofistas, forma de desviar a atenção dos atos praticados da mandatária maior da nação, leia-se pedaladas fiscais entre outros, numa tentativa de promover uma defesa transversa do indefensável.

Já a oposição premeditada e as ameaças veladas (a exemplo das invasões de terras pelos movimentos dos sem terras) no intuito, único e exclusivo, de forcejar instabilidade ao próximo governo, caso a mandatária maior da nação seja afastada no processo de impedimento, isto sim, configura-se golpe e revanchismo, não só ao Presidente, mas a toda população brasileira, que espera que o país se recupere para voltar a crescer economicamente, gerando empregos para todos.

A oposição cega não é oposição parlamentar, é oposição ao Brasil.

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG)



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto