Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A responsabilidade de todos nós

A responsabilidade de todos nós

24/12/2017 Bady Curi Neto

Qual a responsabilidade de todos nós diante dos diuturnos escândalos de corrupção?

Vivemos este ano, assim como os que antecederam, rotineiramente com notícias de casos de corrupção, lavagem de dinheiro, caixa dois em campanha eleitoral, com vários políticos de diferentes bandeiras, partidos, ideologias, envolvidos nestes graves desvios de conduta.

Desde a denúncia do processo denominado Mensalão, na qual políticos da base aliada do governo Petista recebiam uma espécie de mesada para votar projetos do interesse governamental, pouco republicano, até os dias de hoje, tempos de Lava-Jato, não se ouve falar em outra coisa do que escândalos de corrupção.

Naquela época, achava-se que o Mensalão era um ponto fora da curva, tanto pelas condenações dos envolvidos, a exemplo do ex-ministro da Casa Civil do presidente Lula, Deputados e o Tesoureiro do Partido vencedor das eleições, entre outros, como pelos valores vultosos envolvidos.

A população atônita a tudo, assistia dos exaustivos depoimentos nas Comissões Parlamentares de Inquéritos transmitidas ao vivo pela TV Senado ao acompanhamento do julgamento dos réus pela televisão, com a consequente condenação e prisão daquelas personalidades.

A impressão fora que a atuação, firme, do Supremo Tribunal Federal (STF) teria deixado um recado para aqueles que tratavam a coisa pública como mercado de negociatas ilícitas não voltaria a ocorrer. Passados poucos anos, veio à tona a operação Lava-Jato e seus desdobramentos, que fez parecer, nas palavras irônicas do Ministro Gilmar Mendes, que o Mensalão pelas proporções de dinheiro e de pessoas implicadas teria que ter sido julgado pelo Juizado de Pequenas Causas.

A população enfurecida com a novel indecorosidade foi à rua, fez manifesto contra a corrupção, tomou como heróis da república Procuradores, a Polícia Federal e Juízes que decretavam a prisão preventiva dos investigados. Lado outro, como inimigos públicos políticos e Ministros da Corte Suprema quando deferiam Habeas Corpus contra seus anseios.

A massa, leigas em direito, acha que o encarceramento, mesmo que prematuro, sem a observância do contraditório e da ampla defesa, é o universo de vingança social, em uma mistura de conceitos entre a justiça e o justiçamento. Apesar do Judiciário dever se curvar apenas ao ordenamento jurídico e não pressões populares, é compreensivo que o povo assim se manifeste, pois, todas às vezes que estamos diante de fatos que nos causam repulsa, a sede de vingança ultrapassa os limites da razão.

Mas resta uma pergunta: qual a responsabilidade de todos nós diante dos diuturnos escândalos de corrupção? A resposta é simples, vivemos em uma república representativa, onde os representantes dos cidadãos são eleitos por via democrática, pelo voto direto.

Se não observarmos e examinarmos o passado dos nossos candidatos, dos partidos envolvidos em constantes escândalos, dos congressistas que protegem seus pares, poderemos ser os partícipes de quaisquer manifestações, mas teremos que conviver com a nossa parcela de responsabilidade.

* Bady Curi Neto é advogado, ex-juiz do TRE-MG, fundador do escritório Bady Curi Advocacia Empresarial.



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto