Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Aos mestres, com carinho, nossa gratidão!

Aos mestres, com carinho, nossa gratidão!

24/09/2020 Túria Dieckov Ruiz

“Vivemos um tempo atípico” e “Precisamos nos reinventar” são algumas das frases mais pronunciadas nesses últimos meses.

Reinventar-se transformou-se em questão de “sobrevivência”. E, nas definições encontradas para esta palavra, além de “continuar a viver ou a existir”, acrescenta-se “manter sequência ininterrupta de algo”.

Pois bem, aí nasce, especialmente para as instituições de ensino, o grande desafio de manter sequência ininterrupta de um trabalho que sempre foi, em sua natureza, essencialmente presencial, mas que precisa, agora, dar continuidade através do mundo virtual.

As escolas viraram do avesso da noite para o dia. Coordenação, alunos e professores precisaram transformar suas instituições presenciais em ambientes virtuais de aprendizagem.

No começo, vê-se professores tímidos e por vezes nervosos frente às câmeras. Afinal, ressurge aquele friozinho na barriga experimentado nos estágios obrigatórios nos tempos de graduação.

E nenhum desses professores se recorda de ter cursado uma disciplina de “Didática das aulas on-line” em sua formação.

Reconhecemos, o peso é grande. O professor pode não ter aprendido como dar aulas on-line em sua graduação, mas faz parte de sua essência o conhecimento de que o olho no olho e o toque afetuoso em seu aluno são fundamentais para a aprendizagem que acontece através da interação, da troca de experiências, do feeling a respeito do humor de seu aluno a cada dia.

Então, para o professor comprometido, não é suficiente munir-se de novas ferramentas de tecnologia para dar as suas aulas, não obstante, faz isso com plena resiliência e superação nesses tempos de pandemia.

A superação dos desafios impostos faz nascer professores mais tecnológicos, dinâmicos em ferramentas virtuais, menos tímidos em frente às câmeras, mais compreensíveis com a nova plateia formada não apenas por alunos, mas por pais, irmãos e avós que assumem, junto à escola, o compromisso do aprendizado de cada aluno.

O “tempo atípico”, após esses quatro meses, passa a ser “típico” para o professor, assume-se o novo formato como padrão, e se há a necessidade de assumi-lo, assume-se com maestria, com cabeça erguida, com todo impulso que, naturalmente, move cada educador. A cada um deles, nossa gratidão!

* Túria Dieckov Ruiz é Membro do Conselho Diretivo da Escola Cristã Reverendo Olavo Nunes.

Fonte: Camejo Estratégias em Comunicação



Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.


ESG qualifica empresas na busca por investidores

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.


A vacina é para todas as idades

Em todas as fases da vida manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante.