Portal O Debate
Grupo WhatsApp

AppleTV é a mais nova aposta tecnológica?

AppleTV é a mais nova aposta tecnológica?

26/08/2013 Lucas Longo

Nos últimos dias tem se falado muito sobre qual será o próximo grande lançamento da Apple.

Fãs da marca, que colecionam todas as novidades, estão ansiosos para o anúncio do mais novo produto revolucionário tanto em termos de tecnologia quanto de funcionalidades. Há diversas especulações. Algumas delas apontam para o lançamento de um relógio, um iPhone com preço mais acessível, uma nova versão da AppleTV, um acessório para vídeo game, ou até mesmo um carro.

Entretanto, algumas dessas hipóteses são questionadas por especialistas da área. A ideia do lançamento do relógio levanta mais dúvidas, já que o iPod mini com tela touch que se "transformava" em um relógio já não está sendo mais comercializado. O iPhone mais barato é bastante provável mas não seria uma grande novidade para os fãs da Apple.

A integração com os carros já está em andamento, porém não deve chegar com força este ano. Acredita-se que a televisão será o próximo destaque da Apple. Alguns já até chamam a AppleTV de “revolução silenciosa”. A primeira geração da AppleTV foi anunciada por Steve Jobs em 2007, tornando simples e prazeroso o consumo do conteúdo digital, quando você quiser, na TV da sua sala. Outra grande utilidade da AppleTV é de poder transmitir do seu iPhone ou iPad fotos, vídeos e até mesmo jogos na televisão.

Dentro da AppleTV já se pode acessar vários provedores tradicionais de conteúdo como a HBO, ESPN, Wall Street Journal entre outros puramente digitais como YouTube, Hulu, e Netflix. Ao invés de disputar mercado com os gigantes fabricantes de televisão como Samsung, Phillips, LG e outras, que já brigam por suas fatias de mercado e com margens de lucro bem apertadas, a Apple criou um aparelho pequeno que com uma conexão de internet se transforma na sua central de conteúdo de filmes, seriados, música, fotos e entretenimento.

Aparentemente, a mais nova ideia da marca é oferecer aplicativos de conteúdo exclusivos para os assinantes de televisão paga dentro da AppleTV, com uma interface mais atrativa, interativa e com novas funcionalidades. Um exemplo disso é a possibilidade de pular anúncios através do pagamento de uma pequena taxa que é paga através da conta da Apple. Com isso todos ganham: Apple, provedor de televisão a cabo, e o provedor de conteúdo.

É claro que os fabricantes de televisão tentam fazer cada um a sua versão da televisão do futuro com mais funções e mais integrada às novas tecnologias – dentre as concorrentes mais conhecidas estão a Samsung, Google e até mesmo a Gradiente, mas quem demonstra entender mesmo do negócio de fazer dinheiro com conteúdo com as massas é a Apple: no dia de lançamento para o público do último iPhone houve filas quilométricas nas principais lojas da marca e o mercado de aplicativos cresce exponencialmente e números absolutos e em faturamento.

Dado seu histórico com o iTunes – que vende mais música do que qualquer outro "player" do mercado mundial –, a Apple tem uma grande chance de conseguir um novo modelo de negócio junto às operadoras de TV paga e aos canais de TV, que ano após ano se adaptam cada vez mais ao exigente e veloz mercado. Se isso se materializar, a Apple pode se posicionar também à frente do mundo de entretenimento televisivo. Apesar das novas tecnologias terem tirado o foco da TV nos últimos anos, esta ainda é a maior fonte de informação e de lazer de muitas pessoas. Vamos aguardar os próximos passos.

*Lucas Longo, CEO e fundador do iai? – centro de treinamento e produtora referência em mobile.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli