Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Conveniência segura e clientes satisfeitos

Conveniência segura e clientes satisfeitos

27/05/2018 José Fernandes

A pouco mais de 1 hora no trajeto da volta para a casa, você nota que precisa abastecer seu carro.

Na espera de ser o próximo atendido, bate aquela fome, já que almoçou às 13 horas da tarde. Bem ao seu lado, encontra-se a sessão de conveniência do posto de gasolina, a qual pode lhe ajudar a dispersar a fome até chegar em casa.

Uma atitude tão comum do dia-a-dia esconde o perigo da temida intoxicação alimentar, que muitas vezes é causada pela má preparação e manuseio de mantimentos nos estabelecimentos. Tal ação pode acarretar na contaminação cruzada.

Mas, o que é isso? É um contágio que acontece por meio da transferência de microrganismos patogênicos, ou seja, são microrganismo causadores de doenças. As conveniências são bem procuradas pelos frequentadores dos postos de combustíveis, por isso agrega valor ao estabelecimento e proporciona outras opções aos consumidores.

Por estar em um ambiente próximo a substâncias agressivas, é importante que o lugar siga algumas regras estabelecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a VISA (Vigilância Sanitária Municipal), assim oferecerá aos clientes um atendimento e alimentação de qualidade.

Segundo as normas baseadas na resolução RDC 216, criada em 15 de setembro de 2004, com objetivo de estabelecer uma condição higiênica na preparação da comida, e em conjunto com o estado e município, as instituições comerciais, do seguimento de alimentação, necessitam cumprir algumas determinações importantes para o seu funcionamento.

A segurança alimentar é uma das principais atividades a serem adotadas. A ação garante qualidade em todos os processos, desde o preparo até a exposição à venda. Para seu uso correto, é necessário obter o manual de boas práticas, o qual é elaborado de forma a auxiliar o estabelecimento, com livre acesso aos funcionários, além de ser atualizado constantemente.

Para manter a qualidade citada acima, é necessário conservar na temperatura e tempo ideal, como por exemplo os produtos refrigerados, que exigem conservação variante entre 0ºC e 4ºC. Já os que precisam ser guardados em ambientes quentes, devem variar entre 60ºC e 80ºC, sem passar de quatro horas em exposição.

É de extrema importância que o funcionário antes de colocar a bebida e alimento à venda, confira as recomendações do fabricante, pois cada um deles têm o acondicionamento correto. Para os congelados recomenda-se que temperaturas mínimas de -20ºC e máxima de -18ºC.

Já os secos, como salgadinhos, bolachas e outros, podem ser mantidos em clima ambiente, caso esteja em 10ºC, podendo chegar aos 27. Recomenda-se observar a oscilação durante o dia e controlar por meio de ar-condicionado.

Outra regra aplicada pela norma diz respeito ao manipulador, àquele que retira o produto das caixas e que prepara a comida oferecida. Este é visto como um potencial transmissor, logo a contaminação cruzada pode vir de diversas fontes e para prevenir são necessárias algumas precauções, como: evitar áreas sujas, manter uniformes e mãos sempre limpas, ter álcool em gel exposto e de fácil acesso, uso de toucas para proteger os cabelos, evitar objetos que possam ser transmissores de bactérias, como alianças, anéis e pulseiras.

Entre outras referências pontuadas no manual de segurança alimentar. Além de assegurar seu posto de gasolina dentro dos padrões propostos, as medidas acarretam em uma segurança dos frequentadores, e com isso sempre ter clientes satisfeitos e fiéis, tanto na parte de abastecimento quanto na conveniência.

* José Fernandes é administrador, empresário e presidente da CSMEPS – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento.

Fonte: Vervi Assessoria



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli